KÔJI WAKAMATSU homenageado no ESPAÇO NIMAS entre 20 e 24 de Outubro

KÔJI WAKAMATSU faleceu hoje na sequência de um atropelamento de que foi vítima há cinco dias, avança a imprensa internacional. O ESPAÇO NIMAS, em Lisboa, vai recordar quatro filmes marcantes do cineasta japonês a partir de domingo (20 de Outubro) até 24 de Outubro. Nascido em Abril de 1936, KÔJI WAKAMATSU era um dos mais prolíficos cineastas japoneses, com mais de 100 títulos na sua carreira. Em 2012 apresentou três longas-metragens, uma delas selecionada para a secção Un Certain Regard do Festival de Cannes.

Marginal e subversivo, WAKAMATSU começou por se destacar como um dos nomes mais fortes do “cinema pink”, uma corrente cinematográfica nipónica caracterizada pelo erotismo na qual o realizador impôs o seu discurso político forte, marcadamente anti-poder.

Algumas das obras assinadas pelo realizador neste período encontram-se editadas em DVD pela LEOPARDO FILMES.

Em 2011, estrearam-se pela primeira vez em Portugal dois filmes realizados por KÔJI WAKAMATSU: “O Bom Soldado” (premiado em Berlim) e “Exército Vermelho Unido”.

Nos dias 20, 22, 23 e 24 de Outubro, o ESPAÇO NIMAS presta homenagem ao cineasta através da exibição de quatro dos seus mais célebres filmes: O ÊXTASE DOS ANJOS, SEX JACK – SISTEMA VIOLADO, OS SEGREDOS ATRÁS DAS PAREDES e VAI, VAI VIRGEM PELA SEGUNDA VEZ, respectivamente.

A exibição dos filmes está integrada também num ciclo especial dedicada ao EROTISMO NO CINEMA JAPONÊS, onde está incluída ainda a passagem de filmes como “O Império dos Sentidos”, “O Império da Paixão” (ambos de Nagisa Ôshima) e “Os Frutos da Paixão” (de Shûji Terayama).

KÔJI WAKAMATSU – ESPAÇO NIMAS

20 de Outubro – 18h30 – O ÊXTASE DOS ANJOS

22 de Outubro – 21h30 – SEX JACK – SISTEMA VIOLADO

23 de Outubro – 21h30 – SEGREDOS ATRÁS DAS PAREDES

24 de Outubro – 21h30 – VAI, VAI VIRGEM PELA SEGUNDA VEZ

Preço: 4 euros



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This