rdb_lodekka_header

Lodekka Dress Shop

O que era um autocarro da cidade de Liverpool, é hoje uma loja de artigos vintage, seleccionados e postos à venda para diversificar as opções na hora de ir às compras.

Antes de Seattle havia Portland como grande ligação ao Oceano Pacífico do noroeste americano. Uma cidade que reconhecemos, por exemplo, do underground filmado por Gus Van Sant, ele próprio residente desta cidade do estado de Oregon. Mas a urbanidade de Portland está para lá das imagens que chegavam nos anos 90. Portland encoraja os seus residentes a pensar de maneira diferente, fazer compras localmente, utilizar os transportes públicos, reciclar e “reutilizar coisas antigas” como no diz Erin Sutherland, a proprietária da Lodekka Double Decker Dress Shop. Nesta que é considerada a cidade mais verde dos Estados Unidos, e onde a tradição das lojas de moda em segunda mão pode ter significados diversos, Erin quis marcar a diferença entre as mais de 900 lojas de artigos usados, ou thrift stores – que é um conceito que, na origem, teria mais a ver com o preço reduzido das peças.

Em Abril de 2010, na sequência da perda de trabalho, aos 36 anos, surgiu o plano de criar o seu próprio negócio sendo muito original: “aqui havia tantas lojas deste tipo que eu pensei que nunca poderia fazer a minha loja sobressair” conta Erin, “como em Portland há muitos restaurantes que são negócios móveis pensei que talvez pudesse transformar um autocarro numa loja de moda”. E conseguiu.

Depois de uma pequisa intensa na Craigslist apareceu, em Springfield, um autocarro Lodekka de 1965  que veio de Liverpool no Reino Unido, para o Minnesota nos anos 80, e que – exactamente por estar completamente a cair, num estado muito deteriorado – reunia o potencial para a loja de Erin. Depois de seis meses de recuperação abriu a loja num cruzamento da zona este de Portland, uma área que está a ficar cada vez mais conhecida por restaurantes e comércio de moda.

A atmosfera dentro do autocarro-loja é agradável e diferente. Bem isolado, é muito acolhedor, tendo os clientes já mostrado várias vezes que gostam desta experiência de retalho tão intimista, onde podem falar com outros clientes e com a própria autora do conceito. “Muitas vezes sentam-se e ficam na conversa comigo depois de terem comprado as suas peças. Chegam a ficar mais de uma hora!” conta Erin. Gosta de fazer uma luz especial e ambientar o Lodekka através do aroma de uma vela com a fragrância moroccan amber.

No que diz respeito à inspiração para a selecção do stock, cujo inventário muda com a máxima frequência, Erin confia no seu instinto e procura comprar tudo o que os clientes possam apreciar. “Gosto, em especial, de peças com qualidades particulares como botões bonitos, cores invulgares, padrões divertidos.” Roupas e acessórios em segunda-mão contam histórias, por isso a dona do Lodekka Double Decker Dress Store, gosta tanto de vintage. Também já podemos encontrar material para homem, tanto roupa como objectos sendo “as camisas feitas com tecidos de lã especialmente populares nestes meses frios”. Erin Sutherland também canta com uma banda de jazz à anos 30 – The Stolen Sweets – e onde, através do site oficial podemos comprar ou ouvir amostras das canções ficando surpreendidos e deliciados. A sua paixão pela música vem desde cedo, os últimos discos que comprou foram de Peggy Lee, Nina Simone, Cesária Évora, She&Him e da banda de Portland, Blind Pilot, que aconselhamos a descobrir. Revela que esta cidade será sempre a sua cidade, “que está cheia de mentes curiosas e um espírito próprio para se montarem negócios, e também está cheia de arte e música”.

Em relação ao futuro da moda Erin confessa que gostaria de ver as peças manufacturadas localmente chegarem mais longe, paradoxalmente até um certo mainstream. “Em Portland, os produtos feitos à mão estão completamente na moda. O advento do Etsy veio dar a estes profissionais uma oportunidade de chegarem mais longe, até mais pessoas. Tenho o desejo de ver a moda mais distante dos produtos fabricados em massa e ir mais ao encontro de peças únicas e concebidas localmente”.

O que podemos encontrar na Lodekka Double Decker Dress Shop é um complemento desta ideia, são roupas vintage que têm um sabor único, muitas vezes feitas por medida nos anos 60 e 70, mas sobretudo a possibilidade de encontrar algo absolutamente exclusivo num local que é ele próprio um exemplo de revitalização e singularidade.

Lodekka Double Decker Dress Shop, Aberto de quinta-feira a sábado das 10h às 18h e domingos das 11h às 17h. North Williams Avenue and Failing Street, Portland, OR, 97212 Tel. 001 503 370 33 605



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This