rdb_camillecortet_header

Camille Cortet

Explora o teu instinto animal.

Camille Cortet é uma designer francesa radicada em Amesterdão que se formou recentemente na Design Academy Eindhoven. Apesar da sua juventude já surpreendeu o mundo da moda e viu as suas primeiras criações espalhadas pelos blogs e sites mais trendys da net.

Cortet admite que quando se trata de moda a natureza é uma de suas maiores inspirações. É desafiada, mais especificamente, pela ideia de transformação e tenta encontrar os paralelismos entre animais e seres humanos. Afinal de contas, a moda é isso mesmo, um jogo de mudanças constantes, onde podemos construir o nosso próprio estilo e a nossa forma de estar e aplicá-lo em diferentes contextos acompanhando sempre o ritmo frenético das tendências.

Camille analisou a forma como  os animais mudam de cor e de pele, como actuam quando querem chamar a atenção dos companheiros. Ao observar estas transformações animais descobriu os comportamentos que mais paralelismos têm com os nossos. Assim nasceram as suas primeiras inspirações para o projecto Transformations, onde analisou as camadas exteriores dos animais, as suas peles, cores e texturas. Estudando as suas principais transformações através do crescimento, metamorfose de camuflagem e sedução. Neste seu projecto incluiu uma série de “ornamentos corporais” que são uma tentativa de adaptar os comportamentos animais à nossa cultura e criar novos gestos e novas linguagens corporais dentro da moda.

Uma das suas peças mais conhecidas e reconhecidas desta sua re-interpretação particular da beleza animal são as suas Snake&Molting leggings. Feitas de poliéster e cortadas a laser, aparentemente planas com um padrão regular e geométrico quando não estão postas. No entanto, ao colocá-las o tecido ganha vida, criando um padrão 3D na pele. O resultado são umas leggings, sem dúvida extravagantes, mas muitos elegantes e segundo a designer são fortes o suficiente para serem usadas várias vezes.

Como salienta Camille, a nossa pele envelhece através de ciclos de muda da mesma forma que as cobras mudam de pele quando esta se torna demasiado velha e rígida. Assim são as Snake&Molting leggings como uma segunda pele, que evoluem com os nossos movimentos, com o tempo e desfazem-se como a pele da cobra após diversos usos.

Para além destas fantásticas leggings, Cortet desenvolveu  também uma colecção de neckwear, uma série de acessórios para adornar os pescoços masculinos, chamada Bird & Seduction. Feitos de tecido e de papel revestido, desta vez, a designer inspirou-se nos nos pássaros e na sua capacidade de transformar o corpo em volume e cores durante o período de acasalamento. Os colares Bird & Seduction são feitos com diferentes camadas de tecido e papel revestido e podem ser usados como acessórios corporais, moldando-se ao nosso corpo. A parte mais interessante destes acessórios é que tal como na linguagem visual de sedução das aves o papel destas estruturas pode com o volume e o movimento específicos diferentes cores. Quem sabe se assim impressionamos alguém interessante?

A Mãe Natureza é uma fonte inesgotável de inspiração e esta jovem designer continuará na sua busca de criar peças de moda que reflictam a essência transformadora e reveladora da Natureza. Temos a certeza que o melhor de Camille Cortet ainda está para vir.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This