Ninfomaníaca, Vol. 1 de Lars Von Trier

Ninfomaníaca, Vol. 1

O primeiro capítulo do final da trilogia da depressão.

“Numa noite fria de Inverno, um solteiro velho e encantador, Seligman, encontra Joe num beco, espancada. Leva-a para o seu apartamento onde cuida das suas feridas enquanto procura saber mais da sua vida. Escuta atentamente enquanto Joe, durante 8 capítulos, revela a multifacetada história da sua vida”. Esta é a premissa de Ninfomaníaca, o novo filme de Lars von Trier.

Foi no início de 2013 que saiu o primeiro poster, divulgado no site oficial do filme. Semanas mais tarde, a Zentropa (a empresa cinematográfica de Lars von Trier e Peter Aalbæk Jensen) lançou uma sessão de fotografias promocionais com as principais personagens do filme, com posições sugestivas e uma lista dos capítulos do filme.

Pouco tempo depois surge uma imagem de Lars von Trier, com fita adesiva na boca, uma clara posição de que não iria falar sobre o filme à imprensa. Com essa imagem surgiu também um comunicado sobre o lançamento oficial do filme. Para promover o filme e dar mais informações sobre o seu enredo, a cada mês, um jornal do mundo lançava um pequeno aperitivo – um teaser do filme, um pequeno vídeo e uma breve descrição do capítulo. Em 10 de Outubro , um conjunto de 14 caracteres cartazes foi lançado através do site oficial do filme. E assim, pouco a pouco se foi descobrindo mais sobre Ninfomaníaca. Junto com os aperitivos e os posters das personagens, foram lançados ainda cinco cartazes e um trailer internacional com alguns actos sexuais explícitos. Em Tampa, na Florida, este trailer internacional foi erroneamente mostrado para o público antes de filme de animação da Disney, “Frozen”.

Depois dos filmes Anticristo e Melancolia, Lar von Trier finaliza a trilogia da depressão, contando novamente com Charlotte Gainsbourg. Apesar das cenas de sexo explícito, este é um filme filosófico, sobre amor e prazer. Como disse Stellan Skarsgard em entrevista ao “The Guardian”, “na realidade, como filme pornográfico é realmente mau (…) as cenas explícitas tornam-se tão naturais como ver alguém a comer uma tigela de cereais”. E é mesmo isso. Neste filme observamos comparações entre sedução e pesca, a sequência de Fibonnaci… Uma mão cheia de elementos intelectuais que oferecem essa dimensão filosófica, uma observação comum em todas as críticas feitas no mundo.

O filme está dividido em duas partes.

O primeiro volume já estreou; a segunda parte estreia já no dia 30 de Janeiro.

[filmspotfichafilme id=”110414″]


Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This