O Fabuloso Espetáculo de Lanterna Mágica do Professor Heard!

O Animar 7 apresenta no próximo dia 3 de junho, pelas 16 horas, no Teatro Municipal de Vila do Conde um espetáculo memorável para toda a família que tem encantado o público um pouco por todo o mundo! São histórias maravilhosas, contadas através de vistas ora deslumbrantes ora assustadoras… são histórias pintadas em slides de vidro anteriores ao nascimento do cinema e mecanicamente postas em movimento…

Vindo directamente de Londres, o Professor Mervyn Heard vai levar-nos numa viagem no tempo até aos espetáculos de magia e aos ambientes de circo e das feiras ambulantes do séc. XIX com a ajuda da Lanterna Mágica e dos seus centenários vidros pintados à mão. Se a exposição LANTERNA MÁGICA patente na Solar – Galeria de Arte Cinemática (até ao próximo dia 3 de Junho), numa parceria inestimável com a Cinemateca Portuguesa –Museu do Cinema, já nos tinha proporcionado entrever o engenho e a arte dos percursores do cinema, a magnífica colecção de slides pintados à mão do Professor Heard abre-nos as portas de uma experiência única: a de assistir a um verdadeiro espectáculo de lanterna mágica.

Este evento, depois das actuações na Cinemateca Júnior, em Lisboa, nos dias 1 e 2 de Junho – no âmbito da parceria com a Curtas Metragens –assinala o regresso a Portugal do Professor Heard, que tem viajado por todos os cantos do mundo enquanto um dos raros e reputados lanternistas. Quando não está em viagem, participa em filmes, programas de televisão, e já preparou instalações em museus e galerias –como o Tate e Hayward, situados em Londres.

É autor do livro Phantasmagoria – The Secret Life of the Magic Lantern (Fantasmagoria – A vida secreta da Lanterna Mágica).

O espetáculo em português terá a narração de Raquel Moreira e terá acompanhamento musical, ao vivo, por Victor Fernandes.

É esta a proposta para a festa de encerramento do Animar 7, projeto anual dedicado à imagem em movimento e concebida para o público mais jovem. Os bilhetes já se encontram à venda no Teatro Municipal.

Exposição final e Projeto [RE]ANIMAR

A sétima edição do Animar está a chegar ao fim e está já de olhos postos na grande festa de encerramento no Teatro Municipal de Vila do Conde a 3 de junho.

A partir do dia 1 e até 24 junho, depois de vários meses intensivos de ateliers e workshops, a Exposição de Encerramento juntará todos os trabalhos, executados pelos alunos dos diversos níveis de ensino, no foyer do Teatro Municipal de Vila do Conde. (Inauguração da exposição: sexta, 1 junho, 16:00. Horário da exposição: 14-19h / 20.30-22h.)

Paralelamente, será também apresentada a exposição [RE]ANIMAR, resultado de um projecto com o mesmo nome desenvolvido por docentes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre e que consiste numa interpretação do objeto Zootrope.

No contexto contemporâneo, cuja consciência tem vindo a originar um conjunto de estratégias e mecanismos assentes na reutilização, reciclagem e recriação de objetos obsoletos, nasce o projeto [RE]Animar. Um exercício experimental que visa novas formas de conceber e explorar o brinquedo ótico – Zootrope, no qual se aliam duas temáticas emergentes da atualidade – o Cinema de Animação e a Reciclagem.

Num processo criativo de reflexão e reinvenção constante, explorando formas e materiais alternativos, resultou a criação de um conjunto de objetos tridimensionais que visam promover e contribuir para a difusão e projeção destas temáticas.

O projeto [RE]Animar foi desenvolvido por Mafalda Almeida e Magda Cordas com a colaboração de Eduardo Relvas, Rui Pulido Valente, Tiago Carvalho e, igualmente, dos alunos do 2.º ano do curso de Design de Animação e Multimédia, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This