Dead Combo

Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema Auditório Municipal, 15 de Julho.

“The Devil’s Plaything”

Os Dead Combo foram o grupo escolhido para encerrar a série de “filmes-concerto” levados a cabo nesta 14ª edição do festival de cinema de  Vila do Conde, intitulado Remixed. O desafio lançado pela organização ao dueto lisboeta passou pelo desenvolvimento de uma banda sonora original para filmes da colecção Unseen Cinema, de Bruce Posner – idêntico exercício foi também levado a cabo por Carlos Bica/Dj Illvibe e a Bullet, que por lá passaram em dias anteriores. Dessa colecção norte-americana, foram escolhidas para este espectáculo “The Fall of The House of Usher”, “The Life And Death of 9413 – A Hollywood Extra” e “The Telltale Heart”, realizadas em finais da década de 1920 e todas elas inspiradas na obra de Edgar Allan Poe.

Perante uma sala sobrelotada – e com uma hora de atraso, relativamente ao previsto –, os Dead Combo procuraram complementar estes filmes com uma banda sonora escura, progressiva e hipnótica, explorando as ambiências negras características em Allan Poe. O dueto apostou numa utilização minimalista da guitarra eléctrica, que criava pequenas melodias, plenas de efeitos sónicos, sobre uma base de contrabaixo tocado com um arco, com vista à criação de ambientes que acompanhassem o crescendo de suspense das películas. Se esta “fórmula” pareceu resultar bem na primeira curta-metragem, a verdade é que o resultado global acabou por não resultar tão bem, revelando-se pouco inventivo e até algo monótono. Houve, contudo, momentos criativamente estimulantes, em que os Dead Combo revelaram bastante imaginação, por exemplo recorrendo aos pés enquanto elementos de percussão poderosos, que contribuíram para um acentuar das ambiências de tensão pré-clímax.

Com cerca de uma hora de duração, este foi um interessante exercício de fusão som-imagem que, espera-se, continue a repetir-se próximas edições do Curtas Vila do Conde – o que se justificaria, de resto, pela “avalanche” de público presente para assistir ao espectáculo.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This