“O Miúdo Advogado” | John Grisham

“O Miúdo Advogado” | John Grisham

O direito explicado aos mais novos

Theodore Boone é um filho único cercado pelo mundo das leis. Com ambos os pais ligados à advocacia, aos 13 anos Theo já olha para o seu futuro profissional como uma escolha entre duas únicas vias: advogado ou juiz. Theo conhece todos os juízes, polícias e funcionários do tribunal, trabalhando como consultor não remunerado nas questões que vão aparecendo na vida dos seus colegas e familiares, que recorrem à sua ajuda para se soltarem da imensa e pegajosa teia de que é feita a justiça e o livro das leis.

Aproveitando as suas ligações à lei, Theo consegue que ele e a sua turma assistam ao primeiro caso de um julgamento de homicídio em Strattenburg. Peter Duffy é acusado do homicídio da sua mulher mas, nas falta de provas, será muito complicado conseguir uma condenação. Ainda por cima, Duffy é representado por Clifford Nance, um advogado de defesa com a escola toda, tendo, como guarda-costas, Omar Cheepe, um ex-funcionário federal especialista em investigações e vigilâncias descrito como um “rufião armado”.

Quando tudo parece prever que Theo não passará de um espectador atento, fugindo às aulas para se sentar no tribunal – ou acompanhando tudo on-line munido das muitas passwords dos seus pais -, chega-lhe aos ouvidos um testemunho que pode virar do avesso o curso da justiça. Dividido entre a necessidade de proteger a identidade da testemunha e a obrigação moral de fazer justiça, Theo terá, aos 13 anos, a primeira oportunidade de exercer advocacia.

O Miúdo Advogado” (Bertrand, 2013) é o arranque da publicação nacional da série juvenil criada por John Grisham, que tem num jovem adolescente e obcecado por leis o seu grande protagonista. Servindo-se de uma boa dose de humor e suspense, Grisham introduz os leitores a algumas noções de direito, como as execuções hipotecárias, as provas circunstanciais ou o modo de funcionamento das audiências. Qualquer coisa como “Direito para principiantes”, dito no melhor dos sentidos.



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This