Segredo_Stradivarius

O Segredo de Stradivarius

O construtor de violinos.

No mundo que, hoje em dia, rola a um ritmo desenfreado, há ainda espaço para ofícios com o seu próprio tempo. Continuam vivos porque são insubstituíveis e caminham à sua velocidade pois não poderiam existir de outra forma. Um destes ofícios é o de um luthier, mais concretamente, o construtor de violinos.

David Bagué nasceu em Barcelona em 1964 e aos 12 anos de idade começou a construir violinos. Esta vontade foi ateada nas oficinas de carpintaria e ao desmontar os instrumentos de corda oferecidos pelo seu pai, em vez de aprender como acompanhar o piano de sua mãe. Documentário com realização de Josep Padró, “O Segredo de Stradivarius” (“The Stradivarius Complex” no título original) acompanha o dia a dia de David no seu caminho para atingir a transcendência, algo que só poderá conseguir aproximando-se cada vez mais da excelência de um Stradivarius.

A música embala a construção de mais uma encomenda, a qual se inicia na escolha da madeira certa e só termina com a emoção do dono do violino, ao vê-lo e escutá-lo pela primeira vez. Seguimos os passos do artista, ao mesmo tempo que assistimos a todas as fases do nascimento da sua obra e o amor que dedica a todos os seus gestos.

Com as condições técnicas e tecnologia disponíveis actualmente, será difícil entender a impossibilidade de reproduzir um violino Stradivarius. Será apenas o peso da História que dá tanto valor a este nome, ou haverá algo mais?

“O Segredo de Stradivarius” foi reproduzido na RTP2 e está disponível no RTP Play.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This