Panorama 2013

Panorama 2013

7ª Mostra do Documentário Português. O que foi e para onde vai o cinema documental português?

Ganha convites aqui e aqui.

A 7.ª Mostra do Documentário Português está prestes a invadir Lisboa novamente. Um ano após a morte de Fernando Lopes, PANORAMA abre as portas, no dia 3 de maio, com uma homenagem ao cineasta, exibindo o documentário “Belarmino”, juntamente com a actuação do trio de Jazz que participou no filme do realizador, em 1964.

A sétima edição do PANORAMA, mostra não competitiva dedicada exclusivamente ao documentário português, decorre no Cinema São Jorge, entre os dias 3 e 11 de maio, contando com actividades na Cinemateca e no Teatro do Bairro.

A programação completa do certame já está à vista; um dos grandes destaques será a estreia a nova longa-metragem de João Botelho,“Anquanto La Lhéngua Fur Cantada”, no dia 4 de Maio, às 21h, na Sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge. Rodado em Miranda do Douro, o documentário aborda o mirandês e a música tradicional de Miranda do Douro. Durante o filme, a actriz Catarina Wallenstein atravessa o Planalto de Miranda, cantando músicas tradicionais daquela região acompanhadas pelo acordeão do músico Gabriel Gomes (Sétima Legião, Madredeus), seguidos pelo burro Atenor.

Já se sabe como terminará está mostra. No último dia, serão apresentados três documentários biográficos, da década de 1960: “Almada Negreiros, Vivo, Hoje”, de António Macedo, “27 Minutos com Fernando Lopes Graça”, de António Pedro Vasconcelos e “Sophia de Mello Breyner Andressen”, de João César Monteiro. Um enaltecimento às capacidades inovadoras dos três cineastas, que marcaram, de forma indelével, o Cinema Novo, movimento vanguardista dos anos 60’ e a história do Cinema em Portugal.

O PANORAMA divide-se em duas grandes rubricas. As sessões “Contemporâneas” incidem em filmes produzidos maioritariamente no ano anterior, apresentando este ano, como questão para reflexão, a temática “Como se relaciona o documentário português com mundo de hoje?”. As sessões “Percursos do Documentário Português” recuperam filmes e autores da época do tema seleccionado em cada ano. A mostra de 2013 fará uma viagem à história do Cinema português, centrada no tema “Documentário no Cinema Novo” e na produção documental da década de 1960 e inícios de 1970.

Este ano, o PANORAMA terá um novo espaço de programação, denominado de Lisboa, onde se vão encontrar diversos olhares sobre as componentes sociais, culturais e arquitectónicas da capital portuguesa. A mostra contará também com uma selecção de documentários no contexto de “Guimarães – Capital Europeia da Cultura” e da comemoração dos 20 anos do Festival de Curtas Metragens de Vila do Conde.

A primeira edição da mostra PANORAMA começou em 2006, com o intuito de aproximar os portugueses das obras “fechadas ou esquecidas” de vários cineastas portugueses, assim como “abrir os arquivos do Cinema português e permitir que estes sejam devolvidos ao público”.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This