rdb_panorama2011_header

Panorama 2011

Mostra do Documentário Português. O PREC em Abril no São Jorge.

A 5ª edição do Panorama – Mostra do Documentário Português — que se divide entre o último ano de produção de cinema documental nacional e uma retrospectiva dos documentários revolucionários do pós-25 de Abril — decorrerá no cinema São Jorge de 1 a 10 de Abril, envolvendo debates, uma maratona cinematográfica madrugada dentro e mais de 50 filmes, entre curtas e longas-metragens. A sessão de abertura está marcada para sexta-feira, dia 1 de Abril, às 21h30, com o filme “Cenas da Luta de Classes em Portugal”, de Robert Kramer e Philip Spinelli, seguida de concerto e festa no foyer do São Jorge.

O período do PREC — Processo Revolucionário em Curso — terá um papel de destaque na mostra não competitiva. Para além da apresentação de várias obras da altura, algumas pouco vistas, assinadas pelos diversos colectivos criados nessa época e por alguns nomes importantes da nossa cinematografia, casos de Alberto Seixas Santos, Fernando Lopes, José Nascimento e João César Monteiro, haverá, ainda antes do início da mostra, um debate de bloggers de esquerda e de direita — Daniel Oliveira, Tiago Mota Saraiva, Rodrigo Moita de Deus e João Villalobos — moderado por Pedro Mexia, à volta desse conturbado ano e meio que marcou a história recente de Portugal, sexta-feira, dia 25 de Março, na Casa da Achada.

De realçar também a Maratona do Cinema Pós-Abril — que incluirá “Fatucha Superstar – Ópera-Rock… Bufa”, de João Paulo Ferreira, uma recriação “queer” da história de Fátima e dos pastorinhos, e “Que Farei Eu com esta Espada?” de João César Monteiro — que se prolongará das 21h30 de sábado, dia 2 de Março, até às 6h00 de domingo, dia 3.

O diálogo do cinema documental feito em Portugal no último ano com o mundo actual será o outro tema do Panorama. “Fantasia Lusitana”, de João Canijo, “Li Ké Terra”, de Nuno Baptista, João Miller e Filipa Reis, “Pelas Sombras”, de Catarina Mourão, “Traces of a Diary” de Marco Martins e André Príncipe, são alguns dos títulos mais sonantes. A seguir a todas as sessões, os espectadores poderão conversar com os realizadores e produtores dos filmes apresentados.



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This