SCI-DOC – 5.º Festival Europeu de Documentário Científico de Lisboa

SCI-DOC

5.º Festival Europeu de Documentário Científico de Lisboa tem entrada livre e decorre entre 1 e 4 de Dezembro

O SCI-DOC – Festival Europeu de Documentário Científico de Lisboa, acontece entre os dias 1 e 4 de Dezembro, com mais de 20 sessões de cinema na Cinemateca Júnior e alguns debates subordinados ao tema do Festival, sendo todas as actividades do festival de acesso gratuito.

Em 2016 o European Science TV and New Media Festival and Awards apresenta-se com uma nova e dinâmica identidade: SCI-DOC – Festival Europeu de Documentário Científico de Lisboa. O Festival surge de uma organização conjunta entre a Ciência Viva, a EuroPAWS e a EuroScience, entidades de investigação e divulgação científica e tecnológica, contando já com uma história de dez anos de existência no formato de festival itinerante, tendo já passado por diferentes cidades europeias em edições passadas. Em 2012, a Cerimónia de Entrega de Prémios fixa-se em Lisboa, surgindo associada ao Festival no ano passado.

Em 2016 ganha uma nova identidade pelas mãos da Apordoc – Associação pelo Documentário que, a convite dos organizadores, assume a produção do evento e aproxima esta iniciativa de âmbito europeu ao mundo do cinema documental. Na edição de 2016, o SCI-DOC apresenta uma larga selecção de mais de 30 filmes europeus que se encontram nomeados dentro das oito categorias de competição que o Festival e a Entrega de Prémios inclui: Ambiente, Ano da Física, Documentários, Dramas e Docudramas para Televisão, Mulheres na Ciência, New Media – Não Interativa, Pesquisa Médica e Programas de Televisão Generalista.

Entre os filmes nomeados, destaque para David Attenborough’s Light on Earth que nos dá a conhecer a bioluminescência – luz produzida por seres vivos – nos diferentes elementos da natureza; e Chernobyl 30 Years After, uma visita 30 anos após o desastre de Chernobyl que nos mostra o que já foi feito e ainda falta fazer no local; e ainda várias produções de conceituadas produtoras europeias como a BBC, Arte France e ZDF. Todos os filmes são avaliados por um júri de referência na área da ciência, composto por elementos de vários pontos da Europa. Os cinco membros do júri são Antigone Marino, Carlota Simoes, Christoph Falkenroth, Joana Barros e Kate Dart.

Outra novidade deste ano é a criação de um serviço educativo, devido aos diversos temas de interesse didáctico e educacional do SCI-DOC – ciência, física, ambiente e medicina – apresentando uma selecção de sessões dedicadas ao público escolar, apostando na formação de público e na relação da comunidade escolar com o género documentário e com a ciência.

O SCI-DOC irá ainda apresentar debates sobre alguns dos temas mais fascinantes da ciência moderna, tendo o prazer de receber o Professor Mark Ferguson, Director da Science Foundation Ireland que fará uma palestra no último dia do Festival, após a Entrega de Prémios, a acontecer no Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva.

Para os mais novos o Festival traz à Cinemateca Júnior, alguns dos episódios da conhecida série de desenhos animados Era uma vez… A Vida, de Albert Barillé.

www.scidoc.eu
www.facebook.com/scidocfestival
www.twitter.com/scidocfestival
instagram_scidofestival
#scidocfestival



There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This