2024-06-11-geracao-70-pedro-boucherie-mendes-07062024-09-mf

“Segredos de Família”, de Pedro Boucherie Mendes

Nadar nas águas turvas do passado

Segredos de Família, de Pedro Boucherie Mendes (Planeta, 2024), é um livro de crime e suspense, regado por mistérios do presente conectados a um passado igualmente dúbio.

Pedro Boucherie Mendes, jornalista, crítico de música, é diretor de conteúdos digitais na SIC e diretor da SIC Radical, onde tem o programa Irritações.

Colaborador no Expresso, trabalhou n’O Independente, e participa na Rádio Observador, no programa Pop Up.

A sua nova empreitada é dedicada à escrita, sendo autor de sete livros:

  • Cemitério dos Prazeres (2011)
  • Agora (2012)
  • Ídolos, Sonho e Televisão (2012)
  • Por um lado sim, por outro lado não (2015)
  • Ainda bem que ficou desse lado (2018)
  • O Agosto do Desassossego (2019)
  • Segredos de Família (2024)

Este livro conta novamente com a presença do Inspetor Daniel Vilar, personagem já conhecida dos leitores, do livro O Agosto do Desassossego (também publicado pela editora Planeta).

Apesar de os dois livros partilharem o mesmo protagonista, Segredos de Família, pode ser lido como um standalone, já que o autor situa o leitor relativamente ao personagem, o seu trauma e situações do passado, servindo de mote para conectar as emoções conturbadas do personagem aos crimes ocorridos neste livro.

Nota-se uma pesquisa detalhada, para abordar de forma coesa e realista, a investigação policial, além da pesquisa histórica, motivada quer por curiosidade, quer por contacto direto/indireto com alguns dos temas abordados.

Menciona situações reais que atingiram o coração de Portugal, como os fogos de Pedrógão e de Góis, bem como a situação dos refugiados da Segunda Guerra Mundial, que entravam em Portugal para fugir ao Holocausto Nazi.

O enredo passa-se entre a Serra da Estrela e Lisboa, onde o leitor pode reconhecer locais conhecidos e conhecer as aldeias fictícias de Vale do Forno e do Roscal, na Serra.

O motor de todo o enredo gira em torno das meias verdades, das omissões e frialdade de emoções dos intervenientes.

Não se conseguia mexer. O corpo não lhe pertencia, não o queria de volta. Afundou. A força de que precisava havia-se escapado. O melhor era fechar os olhos com mais força e ficar quieta.

O novo caso do Inspetor Daniel Vilar, afeta-o profundamente. Já de si entorpecido pelas notícias da sua ex-mulher, Vilar revive a dor de perder o filho, quando se depara com um caso de afogamento, aparentemente acidental, da neta de um banqueiro de renome, Elísio Castro Pinto.

O que torna este caso algures suspeito, é o facto de 40 anos antes, o mesmo ter sucedido à avó de Luzia (vítima do caso recente), exatamente da mesma forma.

Para investigar e resolver este caso, Vilar vai ter que unir forças, ainda que relutantemente, com o colega da Guarda, o Inspetor Juvenal Caramelo.

A seriedade, sem vontade de muitas conversas de Vilar contrasta com a personalidade de Caramelo, um autêntico poço de curiosidades e cultura, que não teme partilhar os seus conhecimentos com o colega, para desespero de Vilar.

Além da revelação da sua ex-mulher, do reviver do trauma da morte do filho, da investigação obscura ao lado de um colega que Vilar mal tolera, Vilar ainda se vê confrontado com a situação de saúde precária do amigo e as possibilidades de se entregar novamente ao amor.

Segredos de Família, de Pedro Boucherie Mendes, é um mistério envolvente, onde um caso que, inicialmente, apontava para um trágico acidente, começa a ganhar novos contornos, quando a dupla improvável, Vilar e Caramelo, começa a procurar por falhas nos testemunhos e deparam-se com uma rede de segredos, complexas relações familiares, elos a um passado doloroso e aos refugiados da Segunda Guerra Mundial.



There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This