rdb_IIEncontroFilosofia_header

II Encontro de Filosofia para Crianças e Criatividade

Dia 21 de Novembro em Lisboa

No sentido de divulgar a filosofia para crianças em Portugal e assinalar o Dia Mundial da Filosofia (UNESCO), o projecto filocriatiVIDAde | filosofia e criatividade organiza já no próximo dia 21 de Novembro, em Lisboa, o II Encontro de Filosofia para Crianças e Criatividade – Sentir pensamentos | Pensar Sentidos.

O encontro, intitulado  «Sentir pensamentos | Pensar sentidos», conhece a sua segunda edição, tendo a primeira acontecido no Colégio D. José I, em Aveiro, a 19 de Fevereiro de 2011. Desta vez, o evento será acolhido pela Área Científica de Filosofia da Faculdade de Ciências Humanas da  Universidade Católica Portuguesa (UCP), Lisboa.

O II Encontro de Filosofia para Crianças e Criatividade é dirigido ao público em geral, de forma a abranger um maior número de interessados nesta temática. Destina-se especialmente a educadores, professores e outros profissionais da área da edcuação. Para isso, procuramos abordar temas variados como a metodogia em si bem como aspectos práticos relacionados com a preparação de uma oficina de filosofia para crianças.

No entender de Joana Rita Sousa, Responsável pelo projecto filocriatiVIDAde “a Filosofia para Crianças (FpC) consiste numa prática de competências do pensar. Costumo usar a imagem do ginásio: nas sessões de FpC temos oportunidade de treinar os músculos do pensamento, questionando, reflectindo em grupo e assumindo posições”.

A ordem de trabalhos tem início pelas 8h30m, com a recepção aos participantes. A abertura do encontro está a cargo da Comissão Científica da UCP. Ao longo da manhã diversos formadores certificados na área desafiarão os presentes a questionar a importância da Filosofia no meio educacional e envolvente das Crianças.

Fazem parte da equipa do «Sentir pensamentos | Pensar sentidos», em conjunto com Joana Rita Sousa e Celeste Machado, Mendo Henriques, Dina Mendonça, Ana Dominguez, Ana Aires Breysse, Rita Pedro, Gabriela Castro e Magda Carvalho.

 

Programa do II Encontro de Filosofia para Crianças e Criatividade:

 

8h30m   : Recepção dos participantes | distribuição de documentação
9h             : Sessão de abertura
9h15m    : Conferência Inaugural “Reconhecimento e Filosofia Aplicada” – Mendo Henriques, Universidade Católica Portuguesa
10h           : Intervalo
10h15m  : Comunicação “Filosofia para Crianças na Universidade dos Açores: um projecto que se sente e que se pensa” – Gabriela Castro e Magda Carvalho, Universidade dos Açores
10h45m  : Intervalo
11h            : Oficina “Como preparar uma sessão de filosofia para crianças” – Dina Mendonça, Universidade Nova de Lisboa
11h45       : Comunicação “Desafios, dificuldades e vitórias na prática da FpC” – Ana Aires Breysse, Livres Pensadores
12h30m   : Intervalo para o almoço
13h30m   : Comunicação “Filosofia no Jardim de Infância? Porquê?” – Ana Dominguez, Colégio de Alfragide
14h45m   : Oficina/comunicação [título a indicar] – Rita Pedro
15h00m   : Intervalo
15h15m    : Encerramento dos trabalhos do II Encontro de Filosofia para Crianças e Criatividade: Joana Rita Sousa e Celeste Machado
15h30m   : Reunião para balanço dos trabalhos entre oradores convidados e a organização do Encontro

Pode ler-se na página oficial do II Encontro de Filosofia para Crianças e Criatividade:

«Nós vamos ao giná­sio ou inscreve­mos os nos­sos fil­hos numa activi­dade física para que eles pos­sam ter um corpo forte, flexível, resistente, enfim, mais saudável, certo? A filosofia para cri­anças per­mite esse «treino», mas ao nível do pen­sa­mento e este torna-​se mais forte, flexível e resistente.»

O evento tem entrada gratuita, sendo necessária a pré-inscrição através do e-mail encontrofilosofiacriatividade@gmail.com

Sobre a Organização do Evento:

O projecto filocriatiVIDAde surge em 2008, tendo como responsável Joana Rita Sousa. Dedica-se à formação na área da filosofia para crianças, filosofia aplicada e criatividade (para crianças e adultos). O projecto viaja um pouco por todo o país, tendo já marcado presença em Faial, Lousada, Lourinhã, Portalegre, Funchal, Odivelas, Rio de Mouro, Madeira, Amor, Portalegre, Lisboa e Maputo.

Organização:
filocriatiVIDAde | filosofia e criatividade

Parceiros:
Colégio D. José I
Universidade dos Açores
Akropole
Immensus SaberesReflexos – Psicologia, Psicoterapia e Ludoterapia
Compal

Apoios à divulgação:
Miúdos Seguros na Net
Bonecas Intemporais
Z’s Shop
Psicologia na Actualidade
Cócegas nos Pés
Webdados
Companhia dos Brinquedos

Media Partners:

Rua de Baixo
Rádio Nova Antena



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This