Selvva

SELVVA

Handmade T-shirt Made In Portugal

O empreendedorismo e a inovação são termos cada vez mais importantes numa economia global em crise. As “fórmulas” tradicionais estão esgotadas e apenas aqueles que consigam desenvolver novos conceitos têm uma real possibilidade de sucesso. Felizmente que em Portugal existem vários projectos e pessoas que procuram ter uma visão “out of the box”, encontrando assim novas formas de negócio. A SELVVA é uma marca nacional que partilha desta premissa. Conversámos com Carlos Garlão, um dos responsáveis pelo projecto.

Como surgiu a marca e o conceito da SELVVA?

O objetivo principal da marca é despertar a criatividade, o espírito explorador e sonhador de cada um. Nós acreditamos que todas as pessoas são criativas, por isso queremos criar plataformas e experiências de interação onde as pessoas possam exprimir a sua identidade, individualidade e que através desse processo fazerem uma viagem de auto descoberta e exploração.

O primeiro meio que usamos para atingir os nosso objetivos foram as peças de vestuário, onde cada pessoa pode criar as suas próprias peças; assim o cliente deixa de ter uma papel passivo para ter um papel activo na concepção e design de produto.           

A ideia é cada pessoa criar peças 100% únicas traduzindo a sua personalidade e imaginação, ajudando desde modo as pessoas a expressarem o seu eu “autentico”, selvagem .

A grande vantagem é que o cliente é o centro , está em controlo do processo criativo, é ele que cria e dita as regras em termos de design.  Idealmente, gostaríamos que as pessoas vissem a selvva como um ponto de ligação, entre uma comunidade de pessoas que querem explorar a sua criatividade, querem estar em controlo e mudar o seu redor.

Foi daí que surgiu o nome selvva, todos os seres são diferentes, todos têm cores, sons, cheiros, texturas e funções diferentes, mas todos contribuinte de alguma forma para a beleza, biodiversidade e riqueza daquele ecossistema. Queremos retratar  e contribuir para essa diversidade no nosso meio , dando mais cor, individualidade, liberdade e emoção ao um mundo que tende a ser cada vez mais automatizado e cinzento.

O projecto aposta na customização e criatividade do consumidor. Até onde pode ir essa criatividade? É possível submeter um logotipo ou um padrão?

Para garantir a melhor qualidade possível e rapidez na entrega do produto tivemos que limitar as opções de customização. Assim a nossa principal função é de curadores onde selecionamos os melhores materiais, os melhores designs tendo em conta a filosofia da marca, e o consumidor, dentro das nossas opções, cria a sua peça.

A ideia não é oferecer muita quantidade, mas sim oferecer um leque de materiais e cores que conjuguem, e ao mesmo tempo oferecer uma excelente experiência de customização e serviço on-line.

No futuro gostaríamos que o site se tornasse num portal que sugerisse recomendações de combinações baseadas nas preferências do cliente e nas compras feitas previamente. Isto permite que duas pessoas vejam a mesma gama de produtos mas com combinações de cores e padrões completamente diferentes, conceptualistas especificamente para si.

Selvva

O que significa um produto ready-made?

Quando lançámos o site, apenas existia a secção para customizar as t-shirts, ou seja não tínhamos stock. A ideia era que o cliente cria-se a sua t-shirt virtual no site e depois nos produzíamo-la consoante as suas combinações, assim não acumularíamos peças já feitas, só tinhamos apenas tecidos e etiquetas.

Mais tarde, com o aumento do interesse dos lojistas criamos o produto ready-made, que é um produto que pode ser vendido em lojas físicas, ou seja é a nossa própria criação. A maioria destes produtos são exclusivos, visto que o cliente não encontra disponível na nossa ferramenta de customização alguns dos designs nem alguns tecidos usados.

O projecto é 100% online ou existe um local fisico onde é possível adquirir/encomendar os produtos?

O projeto começou 100% online e esse será sempre esse o nosso maior foco. Contudo o online tem algumas disvantagens que nós tentamos colmatar com a presença das nossas peças nas lojas.

Neste momento estamos em duas lojas em Lisboa, na Embaixada no Príncipe Real e na Limitless. No entanto, já estamos a conversar com outras lojas para começarem a terem os nossos produtos noutros pontos do país E na Europa para o Verão de 2014.

Pode descrever-nos todo processo de criação logo após um cliente completar a sua compra no site?

Demorámos vários meses a desenvolver um mecanismos que fizesse a ligação entre o mundo digital e a fase de produção, que torna-se as escolhas do cliente num código único.

Ou seja existem códigos para cada tipo de tecido, modelo de tshirt,  e no fim temos um número único que corresponde a uma única combinação.

Assim após o cliente encomendar o produto online nos recebemos a combinação e o código , essas informações são enviadas para as costureiras e logo de seguida é concebida a t-shirt e é enviada no dia seguinte para o cliente.

Selvva

Todos os produtos são produzidos manualmente?

As t-shirts e as camisolas são pré-produzidas na zona de Santo Tirso, isto tem uma grande vantagem porque no caso da camisolas a camisola vêm apenas pré- confeccionadas e depois em Lisboa criamos o resto da camisolas e terminarmos . Isto permite-nos enviar o produto mais rapidamente para o cliente e personalizar todos os produtos com o nome de cada cliente e data de confecção final.

Qual tem sido o feedback nestes primeiros meses de existência?

Tem sido bastante positivo, visto que tínhamos planeado lançar a marca no início do Verão de 2013 mas devido a contratempos na preparação do site , tivemos que adiar esse lançamento. Posto isto, começámos no Inverno apenas com t-shirts e mesmo assim tem sido frequente os contatos das lojas e o número encomendas online é constante. Neste momento vamos lançar as camisolas de Inverno, onde as pessoas podem customizar as cotoveleiras ou o bolso da frente.

A internacionalização é claramente uma prioridade? Logisticamente estão preparados para dar resposta a novos mercados e a um maior número de encomendas?

Uma das grandes vantagens do negócio online é estar acessível 24h por dia e em qualquer parte do mundo, por isso para nós não faz sentido ficar apenas restringido apenas ao mercado Português. A nova geração consume media e entretenimento tudo em Inglês e é muito mais global e aberta ao mundo, por isso a comunicação feita em Inglês é algo que é lógico.

Para nós a satisfação do cliente muito importante. Foi logo desde do início uma prioridade garantir uma grande rapidez do processo encomenda/produção/entrega, assim com o volume de encomendas que temos estamos só a trabalhar com duas costureiras o que nos permite enviar o produto logo no dia a seguir à encomenda. Caso o número de encomendas aumentar significativamente iremos contratar outras costureiras para garantir a mesma qualidade de serviço e rapidez .

Quais os planos para diversificar a oferta ao nível do vestuário? Existem muitos outros produtos que podem ser customizáveis. Já têm alguma “gama” em vista?

Apesar de existir vários produtos customizáveis, nós queremos apenas desenvolver produtos onde sintamos que estamos a acrescentar algo de novo, a criar algo autêntico à filosofia da marca e único. Num futuro próximo gostaríamos de desenvolver produtos impermeáveis e acessórios unisexo customizáveis.

Num mercado tão competitivo como gostaria a SELVVA de se colocar? 

Num modelo de negócio de tradicional é impossível oferecer 40.000 modelos de t-shirts diferentes com vários tamanhos. A selvva está numa posição do mercado única onde tem uma visão inovadora e bastante vantajosa para o consumidor:

– Mais de 40.000 peças oferta (t-shirts e camisolas)
– Gama de tecidos e padrões constantemente actualizada e aumentada
– Design e qualidade
– Algodão orgânico e sem químicos
– Preço competitivos (Transporte gratuito)

Todas pessoas que queiram participar nesta comunidade criativa são bem-vindas. Não há nada melhor que usar as coisas que nos próprios idealizamos, não há comparação.



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This