“Sem esconderijo” | Glenn Greenwald

“Sem esconderijo” | Glenn Greenwald

O big brother já cá mora

Considerado um dos comentadores políticos mais influentes, bem como um reputado colunista e um grande pensador, Glenn Greenwald é um antigo advogado constitucionalista e de direitos civis.

Em Maio de 2013, Greenwald partiu para Hong Kong a fim de se encontrar com uma fonte anónima, que dizia ter provas surpreendentes de espionagem generalizada efectuada pelo governo dos EUA.

A fonte, como mais tarde viria a ser revelado, era Edward Snowden, um colaborador da NSA de 29 anos de idade, e as suas revelações constituíram uma das notícias mais explosivas e com mais consequências da história recente, provocando um aceso debate sobre segurança nacional e privacidade de informação, ao mesmo tempo que levantava a dúvida de até onde o de um estado poderia ir para proteger os seus domínios.

Em “Sem esconderijo” (Bertrand, 2014), Greenwald desmonta peça por peça a viagem que empreendeu até Hong Kong – bem como tudo aquilo que a precedeu -, e que o levou a publicar uma reportagem no The Guardian em que descrevia detalhadamente o universo da vigilância americana e o papel dos media enquanto instrumento político, apresentando elementos sobre o abuso de poder da NSA com base em documentos secretos que lhe foram confiados pelo próprio Snowden.

Se em “1984” George Orwell previu a chegada do Big Brother e a instalação do estado vigilância, Glen Greenwald mostra-nos, neste livro, que estes já chegaram e há muito. Um excelente livro para quem gosta de reportagens jornalísticas.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This