rdb_sinfoniatiago_header

Sinfonia Imaterial

Se a música portuguesa gostasse dela própria….

Tiago Pereira não pára de encontrar novas razões para pôr a música portuguesa a gostar cada vez mais de si própria. “Sinfonia Imaterial” é uma viagem por sons e paisagens de um país que julgamos ser melancólico mas que revela uma alegria insuspeita e resistente. Tiago fez em apenas dois meses uma recolha impressionante através do país. Ao longo de cerca de uma hora de filme dirige magistralmente os ritmos e os sons que recolheu por todo o país e que faz entrar nos nossos ouvidos numa combinação de surpresa e celebração.

Festeja-se aqui a diversidade de instrumentos e de tradições musicais vivas, quem sabe por quanto tempo ainda. O Festim de reco-recos. adufes, castanholas, guitarras, acordeões, gaitas de foles é acompanhado por cantigas, cantares e trava-línguas e anima ao mesmo tempo a memória de um património rico e a descoberta de novidades sonoras. Sem nunca falarem de si próprios nem sobre as músicas, os personagens não deixam que isso esconda o seu carisma, antes pelo contrário.

A maior parte das vezes as actuações foram gravadas em espaços exteriores, reflexo da intenção do autor de trazer para a rua e tornar públicas as tradições musicais portuguesas.

A “Sinfonia Imaterial” parte de uma encomenda do Inatel com vista à preservação do património imaterial e de tradição oral mas o filme é inequivocamente uma obra de autor. O objectivo de contribuir para a preservação da memória das tradições orais é conseguido e superado nesta obra com a vantagem de não ser nunca apenas um olhar etnográfico.

O interesse pela música tradicional como um organismo vivo e em contacto com as vertentes musicais contemporâneas é uma constante na obra de Tiago Pereira que o ano passado apresentou “B Fachada – Tradição Oral Contemporânea”.

Tiago Pereira apresenta-se como alguém que filma velhinhas que gostam de cantar e é o fundador do projecto “a Música portuguesa a gostar dela própria” que conta com mais de 230 vídeos de artistas de diversos géneros musicais no canal de vídeos vimeo. A terapia indicada para os problemas de auto-estima da cultura musical portuguesa.

O documentário vai estar em exibição em exclusivo no Cinema City Classic de Alvalade de 26 de Maio a 1 de Junho.

SINFONIA IMATERIAL – Trailer from Tiago Pereira on Vimeo.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This