rdb_SonyHDRPJ650_header

Sony HDR-PJ650

Para os amadores avançados.

A Sony HDR-PJ650 é uma camcorder com projetor integrado e uma lente com uma gama focal alargada 26.8 – 321.6 mm (16:9) que lhe dá versatilidade suficiente para muitos tipos de filmagem. Tinha algumas expectativas acerca desta camera, já que estou à procura de um kit de video compacto que me permita complementar as reportagens fotográficas que faço.

Gostei da ergonomia da câmera, do ecrã táctil e de ter um botão que permite mudar alguns parâmetros (exposição e focagem por exemplo) sem ser através de um menu. Os menus podem permitir mudar tudo e mais alguma coisa, mas um controle físico é essencial quando estamos a filmar e precisamos de fazer ajustes rápidos (o botão podia ser um pouco maior no entanto). Outro pormenor muito importante é a presença de indicadores de sobre-exposição no ecrã (“zebras” em linguagem técnica) que nos permitem modificar a exposição para compensar (através do botão manual). Também fiquei muito bem impressionado pelo sistema de de estabilização de imagem que me permitiu filmagens estáveis sem suporte algum desde que não me deslocasse bruscamente

Um ponto negativo tem a ver com a a suavidade da imagem final, mesmo quando utilizando o formato de melhor qualidade, acho que o processamento devia acrescentar mais nitidez à imagem, porque tal como está obriga a executar esse passo quando editamos.

Utilizei a camera em reportagem de teatro e espectáculos musicais, o que me permitiu avaliar a sua performance em iluminação contrastada e a capacidade dos microfones de origem. As performances da camera agradaram-me bastante, tanto que a escolhi para filmar a entrevista base do documentário que fiz com a Joana Rita Sousa sobre o primeiro aniversário do Teatro Rápido.

Em resumo, esta camera tem bastantes qualidades para atrair os amadores avançados, eu gostei bastante de a utilizar.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This