Sony Vaio Tap 20

Sony Vaio TAP 20

Um all in one desktop de 20 polegadas que pode ser utilizado como tablet. Estranho? Não. Único!

Passaram poucos meses desde o lançamento do Windows 8, a maior revolução de sempre no sistema operativo mais utilizado no mundo. Embora ainda necessite de mais tempo para se tornar num sistema mais maduro, com mais aplicações e com uma maior base de utilização, a Microsoft “forçou” os principais fabricantes de hardware a desenvolverem novos dispositivos que consigam aproveitar as potencialidades do sistema operativo, nomeadamente as funcionalidades tácteis. Estes dispositivos híbridos, com ecrã táctil e com teclado, permitem ao utilizador manter a experiência tradicional intacta mas também utilizarem os dispositivos como um tablet e aproveitarem o ecrã táctil para facilitar algumas operações. A Sony apresentou no final de 2012 uma nova gama de dispositivos VAIO e o TAP 20 é sem dúvida o mais arrojado e diferente: um all in one PC que se transforma num tablet de 20 polegadas.

Como desktop o VAIO TAP 20 é muito competente. A Sony inclui no bundle um teclado e um rato wireless, indispensáveis na sua utilização. Embora seja pesado (um pouco mais do que 5 kgs), o VAIO TAP 20 é elegante e tem um look bastante moderno e apelativo. Em relação à conectividade, este dispositivo deixa um pouco a desejar tendo apenas 2 entradas USB 3.0 e um slot para um cartão SD. Com um ecrã deste tamanho, seria uma grande mais-valia ter uma entrada HDMI, permitindo assim ligar uma consola ou uma câmara de filmar. Embora não tenha uma drive de leitura óptica, é possível adquiri-la separadamente.

Em Portugal a Sony disponibiliza apenas uma configuração do VAIO TAP 20, com um processador Intel® Core™ i3 de 3ª geração, disco de 750 GB, 4GB memória RAM e uma gráfica Intel® HD Graphics 4000. Esta configuração limita um pouco o uso do computador, não possibilitando a sua utilização para tarefas mais exigentes como a edição de vídeo HD ou jogar os títulos mais recentes. Dito isto, é importante salientar que o Windows 8 Pro (que vem instalado de base) executa tudo na perfeição, possibilitando uma experiência muito interessante, especialmente na interacção com o touch screen do dispositivo.

O VAIO TAP 20 é também um tablet. Mas como pode um dispositivo com 5 kgs ser um tablet? Ora bem, não se pode comparar a utilização deste VAIO à utilização de um tablet “tradicional”. Ninguém vai levar o TAP 20 no comboio nem em viagem. A sua utilização resume-se à possibilidade de ser independente de uma fonte de alimentação (vem com uma bateria, capaz de alimentar o dispositivo por duas horas) e ser facilmente transportável dentro de casa. É possível recolher completamente a stand e o TAP 20 torna-se numa mesa táctil. Com 10 pontos de toque é possível partilhar o ecrã com outras pessoas, por exemplo para jogar (Ice Hockey funciona na perfeição), desenhar, etc.

Uma última nota breve para o Windows 8. Embora sendo um sistema operativo ainda em maturação, a sua utilização com teclado e rato em “modo” desktop é pouco produtiva, principalmente devido à necessidade de utilizar o seu novo interface (também conhecido como “metro”) para realizar algumas funções. Este “empurrão” que a Microsoft dá aos utilizadores tem como objectivo a mais rápida adopção deste novo paradigma de interface. Muito provavelmente, mais cedo ou mais tarde, a Microsoft irá permitir aos utilizadores escolherem a forma como querem usar o Windows 8, principalmente quando esta questão se levantar em computadores de empresas.

CONCLUSÃO

Numa primeira abordagem é possível considerar este VAIO uma prova de conceito, isto é, a comercailização do TAP 20 – um dispositivo híbrido que funciona como desktop e tablet, utilizando a funcionalidade touch do Windows 8 – prova que é possível criar este tipo de dispositivos. Mas será que existe mercado para estes híbridos? As funcionalidades all in one e “familiares” do VAIO TAP 20 podem muito bem encontrar um nicho de mercado que ainda é embrionário mas poderá ser bastante interessante nos próximos tempos. Não sendo o melhor desktop do mercado e não sendo, obviamente, o melhor tablet do mercado, o VAIO TAP 20 é consistente, moderno, arrojado e, sem dúvida, único!

PRÓS

Desktop All In One bastante competente e com uma utilização fluída
Design
– Preço (um pouco menos de 1000 euros)

CONTRAS

– Baixa definição do ecrã
– Poucas opções de conectividade
– Disco Rígido não é SSD



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This