TeatroRapido-Dezembro2013-header

Teatro Rápido – Dezembro 2013

Venha ao teatro, em família!

O Teatro Rápido (TR) termina o ano de 2013 com uma proposta para ser vivida em família. Quatro salas com quatro projectos diferentes, que variam entre o cheiro a mofo, a hospital, a sonhos de Natal e a promessas seladas com alianças.

Jantar de Família: na Sala 1 encontramos a actriz Nádia Santos, a dar corpo e voz a toda uma família muito especial, reunida à volta da mesa. É daqui que nos chega o cheiro a mofo, típico daqueles jantares de família protocolares que (também) fazem parte do nosso Natal. A concepção e dramaturgia são partilhadas pela actriz com José Carlos Garcia, que assume a direcção e encenação. A cenografia, adereços e figurinos estão a cargo da actriz e de Ana Paula Rocha.

Catarina Mago e Sofia Ramos assumem o projecto presente na sala 2, que se chama precisamente 15 minutos. Duas irmãs, uma sala de espera no hospital e uma mãe internada. Ambas fazem uma viagem ao passado e choram o presente, confrontadas com uma situação à qual não podem (mas querem?) virar costas.

Vícios para uma família feliz  é a proposta da sala 3, que conta com um texto de Tiago R. Santos e a interpretação de Eurico Lopes e Helena Canhoto. Quantos de nós não marcaram já presença num daqueles jantares de família em que todos são estranhos entre si? «Há sonhos lá fora», diz uma das personagens, a dado momento. Lá fora, sim, porque dentro da sala 3, há vodka, desilusão, e sobretudo uma profunda pela honestidade. Afinal, ninguém disse que a verdade era algo que nos deixa necessariamente felizes e de sorriso no rosto. Uma peça a não perder, pelo texto, pela interpretação e pela cenografia assinada pelo actor Eurico.

Na sala 4, os actores Miguel Simões e Suzana Branco assumem: É esta a aliança que eu quero!  Um texto que fala de uniões, seladas com os mais variados tipos de aliança e que visa arrancar sorrisos do público. Gravar o nome do marido na aliança nem sempre é sinónimo de amor eterno. Ou será que é?

O TR apresenta, ainda, uma micropeça para miúdos (e graúdos): A Sardinha Cinderela, com texto de João Carlos Simões e Paulo José Cardoso e interpretação de João Carlos Simões, Paulo José Cardoso, Joana Rita Carreto, João Tiago Santos e Sofia Vieira Paredes.

No TR Bar é possível assistir à exposição Square Faces, de Isa Silva.  No dia 19 de Dezembro poderão assistir à segunda edição do PFShortsFest.

 

Fotografia de Mário Pires.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This