Teatro_Rapido_Agosto_2012_header

Teatro Rápido – Agosto 2012

O ciúme é qualquer coisa entre uma Julieta grávida e um nó da gravata que aperta demais o que se sente.

O ciúme. Um substantivo masculino que se define pelo receio ou despeito de certos afectos alheios não se revelarem exclusivos para nós. Em Agosto o ciúme invade as salas e recantos do Teatro Rápido (TR).

Na sala 1 a proposta passa por uma visita à intimidade de um casal, representado por Joana Liberal e João Quiaios, que vive o fantasma do ciúme de um passado que, afinal, não ficou lá atrás. “Se soubesses o quanto isso me magoa, dizias outra vez!” – é o nome da peça, cujo texto e encenação é de A. Branco.

À volta da mesa do café encontramos Susana Cacela e Rita Fernandes, duas amigas que protagonizam “Conversas sobrepostas ao barulho da cidade”. O diálogo transita, rapidamente (afinal, estamos no teatro rápido!), entre uma colher e um pau de canela.

Rafael Dias Costa e Francisca Lima protagonizam uma estória de ciúme, ganância, luxúria, paixão e… diamantes. “Um chá a dois” é servido na sala 3 e propõe-nos uma viagem a um mundo onde tudo se repete com a promessa de que «agora vai ser diferente».

O ciúme é algo que Romeu (Tiago Ortis ) sente no peito e que até queima a mão de Julieta (Jenny Romero), quando esta lhe toca. “É ciúme!”, grita ela. Na sala 4, a peça “Julieta está grávida” transporta-nos para a eternidade do amor do casal cujas famílias inimigas condenaram o amor. A encenação é de Miguel Barros e a direcção de actores está a cargo de Susana Arrais.

A equipa TR, nas pessoas da Joana Patrício e Ana Paleta, recebeu-nos na Rua Serpa Pinto, num final de tarde. Desde Maio que Lisboa é uma cidade onde o Teatro se consome rapidamente e, ao mesmo tempo, ao ritmo de cada um: escolham uma das micropeças disponíveis na programação de Agosto e desfrutem ainda do TR Bar. Neste espaço, podem apreciar a exposição de pintura de Sara Morais “Os meus eus em ti”.

Para saber um pouco mais sobre o projecto Teatro Rápido, sugerimos que (re)visitem a reportagem que fizemos em Julho.

Ah! E fiquem atentos aos passatempos Rua de Baixo/Teatro Rápido.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This