ptmodernista_2

Portugal Modernista – PIM!

Inaugurada a Março de 2011, a loja da marca de design Portugal Modernista é uma verdadeira exposição livre de itens contemporâneos que respiram os ares de Modernismo.

A partir do histórico Mercado de Santa-Clara, sempre com um mote inspirado em cinco nomes maiores do movimento modernista português – Mário de Sá Carneiro, Santa Rita Pintor, Fernando Pessoa, Almada Negreiros e Amadeo Souza-Cardoso -, este espaço apresenta uma selecção colecções exclusivas e limitadas de jovens criadores portugueses como Inês Nunes, da qual merece destaque a colecção “Quadrado Azul” inspirada no livro K4 O Quadrado Azul de Almada Negreiros, ou Alexandra Rodrigues, criadora de uma série de anéis feitos com pedra de calçada portuguesa.

Mas mais do que uma mera loja, citando um dos seus mentores, Leonel Ventorim – a quem se junta Ana Pardete -, a Portugal Modernista tem também como pretensão «trazer de volta a atitude de ruptura e inconformismo – do moderno – das  vanguardas artísticas do início do século XX». E engane-se quem pensar que estamos perante o caso de mais uma loja vintage em Lisboa. Longe disso, na Portugal Modernista existe um notório foco na reinvenção e não a mera respescagem iconográfica massiva que vai inundando os canais de vendas mais comerciais da cidade. Exemplo disso é o anel-soqueira, de Sebastião Lobo, inspirado no Manifesto Anti-Dantas de Almada Negreiros (e que, certamente, faria as delícias dos Kendricks Lamars desta vida) que, só por si, é mais do que motivo para uma visita à loja. PIM!

 

portugal modernista

portugal modernista



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This