The Young Pope

“The Young Pope”

Habemus Papam! Jude Law é Lenny Belardo, o Papa Pio XIII, na nova série da HBO, "The Young Pope".

A nova aposta do canal TV Séries|Home of HBO conta a história de Lenny Belardo (Jude Law), o mais jovem e primeiro Papa americano na história da Igreja que tem a difícil e hábil missão de instituir o novo papado e navegar por entre as poderosas lutas de um Vaticano muito fechado e mergulhado no secretismo.

Diane Keaton também faz parte do elenco da série, interpretando o papel da irmã Mary, uma freira que criou o órfão Lenny na cidade do Vaticano. A série conta ainda com os actores Silvio Orlando, Scott Shepherd, Cécile de France, Javier Cámara, Ludivine Sagnier, James Cromwell e Sebastian Roché.

A mini-série é da autoria de Paolo Sorrentino, realizador italiano vencedor de um Óscar na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, em 2014, pelo filme “A Grande Beleza”. A primeira temporada de The Young Pope terá dez episódios e é uma co-produção entre a Sky AtlanticHBO e Canal +.

The Young Pope terá a sua estreia em Portugal a 6 de Novembro, pelas 23h, no canal TV Séries|Home of HBO.

Jude Law está na sua melhor forma como jovem Pontífice astucioso e perturbado.

O jovem Papa exige Cherry Coke Zero ao pequeno-almoço, reprova uma freira envelhecida porque esta lhe deu um beijo na testa e há que manter uma relação profissional para as coisas correrem bem e começa um duelo calculista com o Cardeal Voiello (Silvio Orlando), que tinha a esperança de manipular o jovem norte-americano para ter poder. Para isso Voiello instrui os seus subordinados para investigar o passado do jovem Papa e poder usar essa informação contra ele. Do outro lado temos o Papa que obriga o padre-confessor de Voiello a quebrar a regra de sigilo para conhecer os pecados do Cardeal – que são no fundo pensamentos lascivos sobre a Vénus de Willendorf.

Sorrentino pode muito bem ter sido influenciado por Temos Papa (2011), de Nanni Moretti, filme sobre o papado conturbado de João Paulo I, com as suas cenas cómicas dos cardeais todos juntos nos seus pequenos quartos e a falha calamitosa do novo Pontífice ao fazer um discurso emocionante aos fiéis na Basílica de São Pedro. Mas tudo tem a assinatura de Sorrentino: a composição é soberba, o enquadramento das cenas silenciosas é fora de série, a música ambiente electrónica resulta na perfeição e o nosso estado de espírito flutua algures entre a curiosidade e a ansiedade.

Jude Law é incrível no papel de Lenny Belardo e esta talvez seja a sua melhor performance desde o seu Dickie Greenleaf em The Talented Mr Ripley (1999). É elegante, bonito e vaidoso e aquelas vestes brancas ficam-lhe muito bem.

Sessão de visionamento do 1º episódio na St. George Church, organizada pelo Canal TV Séries|Home of HBO

Sessão de visionamento do 1º episódio na St. George Church, organizada pelo Canal TV Séries|Home of HBO

 

The Young Pope é uma divertida, emocionante e perniciosa obra que tem todos os elementos para se tornar num sucesso de culto e será fascinante ver como o estilo deste realizador funciona no formato televisivo.

Este projecto pode ainda vir a ser o Twin Peaks de Sorrentino.

 

Título original: The Young Pope
Realizador: Paolo Sorrentino
Elenco: Jude Law, Diane Keaton, Silvio Orlando, Scott Shepherd, Cécile de France, Javier Cámara, Ludivine Sagnier, James Cromwell e Sebastian
Roché.
Género: Drama
Outros dados: IT, FR, ES, UK, EUA, 2016, Cores, 50 min

 



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This