promo_0_towerImage

Tricky Towers | Análise

Uma abordagem original à fórmula Tetris!

Produzido pelo estúdio independente WeirdBeard, Tricky Towers vai chegar brevemente à biblioteca de todos os utilizadores do serviço PS Plus com as novidades da subscrição para o mês de Agosto. Tricky Towers é, na sua essência, um jogo de puzzles com as mesmas peças que se tornaram mundialmente famosas através de Tetris. No entanto, aqui a fórmula é bem diferente, chegando até a ser contrária à desse clássico intemporal: ao invés de procurar quebrar linhas com faixas completas, a ideia é construir uma torre com as peças.

A forma como o fazemos vai alternando: num modo temos que construir a torre o mais rapidamente possível para alcançar um ponto definido no ecrã – Race Trial; noutro temos de conseguir construir a torre debaixo da linha definida por um raio laser – Puzzle Trial; e noutro modo temos que construir uma torre com um número específico de peças mas com a condicionante de que só possuímos três vidas, ou seja, só podemos deixar cair três peças – Survival Trial.

Como já é habitual nos jogos de puzzles, à medida que vamos avançando, a dificuldade aumenta também e tudo se torna mais empolgante. Vão ainda surgindo alguns obstáculos inesperados, como é disso exemplo um feiticeiro que faz questão de alterar a forma da nossa torre com uma pontaria certeira para os piores momentos. Para além destes modos mencionados em cima e que surgem durante o modo single player, existe ainda disponível para seleção, no menu inicial, o modo Endless survival onde o jogador, apenas com três vidas disponíveis, tem de construir uma torre com o maior número de peças que conseguir. Os jogadores, neste modo, podem ainda competir, com os amigos e a nível mundial, através das leaderboards disponíveis no jogo.

Contudo, é no modo multijogador que a diversão com os amigos ganha outros contornos, funcionando tanto localmente como online. Aqui podem jogar até quatro jogadores, usufruindo dos modos que já existem no modo single player. Podemos também, por exemplo, desafiar amigos para o Endless Survival, onde quem empilhar mais peças vence a ronda. A jogar com outros jogadores podemos, por vezes, também usufruir de poderes mágicos e fazer, nós próprios, de feiticeiros e apoquentar os nossos amigos. O pior é mesmo quando o feitiço se vira, literalmente, contra o feiticeiro.

promo_2player_Race_V03

Tricky Towers é bastante apelativo visualmente, com o seu visual 2D colorido que se enquadra no contexto bem disposto que o jogo procura alcançar. A banda sonora, apesar de não ser fantástica, é pelo menos cativante o suficiente para que passemos o resto do dia a assobiá-la por casa. Tricky Towers é um jogo simples mas divertido, sobretudo quando o jogamos em família ou com os amigos lá em casa. Uma abordagem à fórmula Tetris que, apesar de esta já ter sido reinventada centenas de vezes, consegue encontrar nova originalidade. Chega ainda com a benesse de ficar disponível “gratuitamente” para todos os subscritores do PS Plus durante o próximo mês de Agosto. Uma oportunidade a não perder para animar as churrascadas e ajuntamentos das noites quentes nos últimos meses do Verão com a PlayStation 4 ao nosso lado.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This