Universo dos Sonhos

A banda desenhada regressa à Amadora de 21 de Outubro a 6 de Novembro.

O imaginário que a banda desenhada proporciona, não só ao mais novos mas também aos graúdos, está de regresso à Amadora para a 16ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora (FIBDA), a decorrer entre 21 de Outubro e 6 de Novembro na nave da estação do metropolitano Amadora/Este. Um espaço amplo, com cerca de 2500 metros quadrados, já conhecido por todos aqueles que visitaram a edição do ano passado. Nessa mostra, a organização conta com várias peças de museus internacionais e de coleccionadores particulares no estrangeiro.

Além das exposições a decorrer na nave da estação do metropolitano Amadora/Este o FIDBA conta com exposições por outros equipamentos municipais, nomeadamente na Galeria Municipal Artur Bual, Casa Roque Gameiro, Recreios da Amadora e Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem.

O tema escolhido para esta edição do FIBDA, dedicado ao “Sonho”, foi determinado pela celebração, este ano, do centenário da série “Little Nemo” que, juntamente com o seu autor, Windsor McCay (que abordou o tema do sonho noutras séries, nomeadamente “Dream of a Rarebit Fiend”) será alvo de especial destaque na mostra. Há ainda exposições colectivas e individuais, entre as quais a mostra de Ricardo Ferrand, o autor nacional em evidência. Destaque ainda para a “Dream Comics”, uma mostra colectiva de autores de todo o mundo que registam os seus sonhos em banda desenhada.

O certame conta igualmente com a presença de vários criadores de renome, nacionais e estrangeiros, como David Soares, Max (Espanha), Moliterni (França), Marchand (Bélgica), Rick Veith (EUA), entre outros, que participarão em debates, sessões de autógrafos e lançamentos. Há ainda espaço para a devida homenagem ao trabalho do artista português José Abrantes, a comemorar 30 anos de carreira na banda desenhada. Paralelamente, a organização promove um concurso de ilustração, BD e cartoon, bem como a entrega do Prémio Nacional de BD.

Tal como aconteceu na edição do ano passado, a entrada no Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora é gratuita para menores de 12 anos e para quem entrar mascarado de personagem de banda desenhada.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This