Vodafone Paredes de Coura 2013 | Antevisão

Vodafone Paredes de Coura 2013 | Antevisão

O Festival Paredes de Coura regressa às margens do Rio Coura nos próximos dias 13 a 17.

Sob a chancela da Vodafone, que na edição passada apadrinhou o “palco secundário” do festival através da Vodafone FM, este ano a marca de telecomunicações redobra a aposta no festival minhoto e dá o naming sponsor ao festival que promete levar à Praia Fluvial do Taboão um cartaz equilibrado, adequado ao seu tempo e, acima de tudo, virado para as novas tendências e para os novos públicos que pretende captar.

Nos cinco dias de programação musical, a primeira noite é dos portugueses: entre outros, destacamos os já aclamados Sensible Soccers, que já haveriam estado no Warm-Up Paredes de Coura, realizado no passado mês de Abril na cidade do Porto. Logo de seguida, estará uma das revelações da produção nacional: Moullinex. O projecto de Luís Clara Gomes que agitará com o disco sound e a pop que tão bem caracterizam a sua sonoridade e onde, certamente, não faltará o maravilhoso «Take My Pain Away», retirado de “Flora”, o 1º álbum do produtor que tantas cartas tem dado lá fora.

No dia 14, o palco secundário é novamente a casa que acolherá os festivaleiros. E, ainda que sem palco principal, não é dia para se achar que não se tocará boa música. Desde os Unknown Mortal Orchestra que, com o sol ainda a pôr-se e com a melancolia desejada, falarão de forma surrealista do amor, da solidão e do desespero, para que depois, logo de seguida, os Alabama Shakes nos façam assentar os pés na terra e abanar as cabeças freneticamente dizendo: “Sim, estamos em Paredes de Coura”.

No dia 15 abrem-se as ostes ao palco principal do festival. Da review que depois poderão ler, certamente constarão os feedbacks dos concertos do espanhol John Talabot, um dos prodígios da Young Turks e que estivera recentemente no “Night + Day” programado pelos The xx, em Lisboa. Também os The 2 Bears, e os Everything Everything, responsáveis pela abertura de um palco principal que encerrará com um trio de ouro: os britânicos The Vaccines e Hot Chip e depois o tão aguardado duo sueco The Knife.

No terceiro dia de festival, os destaques do palco secundário vão para os espanhóis Delorean que, depois do sucesso de “Subiza” em 2010, trazem agora a Paredes de Coura o seu indie-pop e o seu experimentalismo que tanto vai marcar o melhor da segunda década do milénio. Antes disso, podemos ainda comprovar o hype que se gerou em torno dos londrinos Citizens!, uma das bandas prodígio da francesa Kitsuné.

Já no “Palco Vodafone” a música é outra. Se este se poderia tornar num dia amargo para muitos dos festivaleiros pelo inesperado cancelamento do regresso dos The Kills, achamos que nada está perdido, até porque lá estarão os veteranos Echo & the Bunnymen que, na verdade, já faziam falta a Paredes de Coura. Mas antes disso, logo depois da abertura do palco principal pelos portugueses The Glockenwise, tocarão os britânicos Peace, que ansiosamente esperamos ver e tememos que se possam tornar numa das maiores surpresas desta 21ª edição do festival!

Seguem-se os repetentes, The Horrors, que partilharão o palco com os cabeças de cartaz da noite: os Simian Mobile Disco. Aqueles que são considerados os camaleões da música electrónica, certamente consolarão aqueles que já os aguardam há algum tempo, agradarão àqueles que se deixam conquistar num espectro musical mais alargado, e mesmo os mais criteriosos não sairão de todo desanimados. Perante eles estará um anfiteatro cheio e pronto para que no cume do festival se comecem a avistar pontas para aquela que será a última festa do festival com os headliners Justice que encerrarão o festival, lado a lado com os gigantes Belle and Sebastian, Palma Violets, XXXY, Phosphorescent e os portugueses Black Bombaim, que em 2012, editaram o maravilhoso “Titans”, e que está disponível para download gratuito aqui.

Serão cinco dias de música dura em que a Rua de Baixo também estará presente e através da qual podes acompanhar diariamente o melhor e o pior de cada dia. Até lá!



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This