3º Festival de Cinema Alemão

A 2ª edição da "exposição-concurso" decorre até 5 de Março no CCB.

Inaugurou, no passado dia 20 de Janeiro, a segunda edição do BES photo, no CCB. Este ano, são apresentadas quatro propostas dos fotógrafos António Júlio Duarte, Paulo Catrica, José Luís Neto e José Maçãs de Carvalho, cada um com uma perspectiva muito pessoal sobre a imagem.

José Maçãs de Carvalho apresenta o projecto “Democracia e Imagem”. Numa projecção de vídeo, um tanto monótona, diga-se, a que chamou “As Imagens são as palavras dos analfabetos”, uma mulher transmite-nos essa mesma frase através de mímica e linguagem gestual. Numa outra sala, temos ainda uma projecção de fotografias, do mesmo autor, com um carácter mais interventivo, onde encontramos algumas ironias interessantes.

António Júlio Duarte apresenta “Do Projecto Portugal”. Sem encenações, bailarinas de striptease, carros esmagados em acidentes, lutas de boxe. Imagens que não são construídas ou encenadas, frias e duras como a realidade que as envolve só pode ser. Momentos muito bem captados, outros talvez desnecessários, como os acidentes…

Paulo Catrica, por sua vez, expõe duas séries, uma primeira sobre paisagens naturais conspurcadas pela construção humana e outra, simplesmente, sobre a construção humana. Nada de novo aqui… Paisagens que já foram bonitas cortadas por construções aceleradas, espaços urbanos, subúrbios… o dia-a-dia.

José Luís Neto mostra-nos um conjunto de 23 microfotografias feitas com uma micro câmara que traz sempre consigo, numa espécie de diário íntimo em imagens. Imagens minúsculas que criam uma relação de proximidade com o espectador. E uma proximidade literal, já que não se conseguem ver a mais de uns 20 centímetros de distância!

Noutra sala, temos o projecto “Da Série 22475”. Rostos, ampliadíssimos, de presos, do início do século passado, da Penitenciária de Lisboa, que o autor individualiza de uma forma pouco nítida, criando um efeito indefinido, quase fantasmagórico, ao que de outra forma seriam apenas rostos.

Podem fazer a vossa análise até dia 5 de Março, mas entretanto, a 14 de Fevereiro, saberemos quem é o vencedor.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This