neko_case_emily_shur

A culpa da Neko

A minha banda preferida são os The National mas depois também há a Neko Case.

Como qualquer fã que se prese, tenho sempre uma pequena dose de receio antes de ouvir um álbum novo pela primeira vez. Podem desiludir. Ainda não aconteceu. Mas pode e irá, eventualmente, acontecer.

Com a Neko Case é diferente e agora que penso um pouco a culpa é daquela voz. E ela que diz que não sabe cantar propriamente, que nunca teve formação específica para isso. Nem imagino o que seria se a tivesse tido. Ela canta e pára tudo. É assim desde sempre e neste último “Hell-On” não é excepção. O álbum até podia ficar aquém (não fica!) mas a voz de Neko assegura-se de riscar desde o primeiro segundo essa possibilidade. No próximo dia 3 de Março de 2019, o “Middle Cyclone” faz 10 anos. O tempo voa. Nessa altura escrevi algo que se pode considerar uma declaração de amor num blog que hoje já não existe. O texto e as suas palavras perderam-se um pouco por falta de cuidado, mas a ideia e, mais importante, o sentimento permaneceram cá dentro, intocáveis. Mesmo não me lembrando com exactidão daquilo que escrevi, sei que se fosse hoje não alteraria uma linha.

É culpa da Neko.

O “Middle Cyclone” continua a ser um daqueles álbuns a que regresso todos os anos por várias vezes, e em mometos diferentes: alegria, tristeza, saudade. Encaixa. Há um bocadinho para todos estes sentimentos naquelas canções e, porque não dizê-lo, na obra de Neko. Como também há personalidade, força, perseverança, feminismo (do bom!) e uma frontalidade entregue sempre com um olhar fulminante (basta olhar para as capas dos álbuns).

Agora, antes de eventualmente regressar ao “Middle Cyclone”, vou mergulhar de cabeça e com os braços abertos neste “Hell-On”, porque se nem a destruição da sua casa por um incêncio, demoveu a Neko de o completar, deste lado também não vai ser fácil “arrancarem-mo” das mãos.

Estes são os álbuns que valem a pena. Que me fazem, de uma forma ou de outra, uma melhor pessoa pela forma como acrescentam algo.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This