“Adelaide” | Tomi Ungerer

“Adelaide” | Tomi Ungerer

Este livro dá-te asas

Na história da animação, não é necessário puxar muito pela memória para nos lembrarmos de um par de filmes que tenham, como mensagem subliminar, a possibilidade de nos transformarmos em algo diferente daquilo em que nos tornámos ou, em paralelo, daquilo que nos condicionaram ser.

Em “Justin e a espada da coragem”, por exemplo, temos um jovem destinado a seguir as pisadas do pai, abraçando a advocacia, quando preferia a aventurosa vida de cavaleiro; em “Turbo” há um simpático caracol, que tem como sonho impossível transformar-se num carro de fórmula 1. “Adelaide” (Kalandraka, 2014), livro da autoria de Tomi Ungerer e primeira novidade do ano da Kalandraka, atravessa também esse território do sonho e da impossibilidade, contando a história de um canguru com asas que deixa a família e os amigos para procurar a felicidade num outro lugar. Qualquer coisa como uma versão moderna do patinho feio.

Os pais de Adelaide ficam espantados quando, logo após o parto, vêem que a sua filha nasceu com asas. Adelaide desde muito cedo ganha a paixão pela observação de pássaros e aviões, alimentando o desejo de um dia poder viajar dessa forma. Dessa forma, assim que aprende a voar, despede-se dos pais e segue o primeiro avião com que se cruza no céu. O espanto do piloto será apenas a primeira vivência de Adelaide, que se entrega ao mundo para vivenciar novas experiências e encontrar amigos, fazendo viagens emocionantes e conhecendo lugares com que nunca havia sonhado.

“Adelaide” | Tomi Ungerer

Com desenhos simples, pintados em cores suaves que acentuam a expressividade melancólica da protagonista, Tomi Huneger leva-nos numa viagem ilustrada através da construção de identidade individual, e do modo como a personalidade é moldada pelas circunstâncias e vivências da protagonista, assim como pela sua capacidade de sonhar. Um livro com asas, destinado a alimentar os sonhos dos mais pequenos (e a trazer de volta os dos mais crescidos).



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This