Arnold Schwarzenegger

Arnold Schwarzenegger

Um dos grandes nomes do Cinema de Acção

Os aficionados dos filmes de acção de todo o mundo andam em pulgas devido ao regresso de um dos grandes nomes do Cinema: Arnold Schwarzenegger. Após terminar o seu mandato como governador, e ter feito uma participação especial na saga “Os Mercenários”, está de volta com “The Last Stand” que estreia dia 28 de Fevereiro nas salas portuguesas. Contudo, o caminho de Arnie para a sua imortalidade cinematográfica começou em 1984, quando protagonizou aquele que é o filme mais marcante da sua carreira: “O Exterminador Implacável”, um dos títulos mais memoráveis do Cinema.

Passaram-se quase 30 anos desde que James Cameron introduziu a sua visão sombria e tensa no Cinema sobre um cyborg praticamente indestrutível que viaja ao passado para alterar o futuro. Ninguém pensou que este modesto filme sci-fi viesse a ser um grande sucesso de bilheteira, dando assim início a uma das grandes sagas da história do Cinema, e que regressará em breve no derradeiro quinto capítulo.

A história é até bastante conhecida: o ano é 2029 e as máquinas avançadas do super computador Skynet dominam o Mundo mas um grupo de rebeldes humanos decide retaliar sob o comando de John Connor. A solução de Skynet para alcançar a vitória absoluta é enviar um cyborg indestrutível de forma humana chamado Exterminador, programado para eliminar a futura mãe do líder da rebelião: Sarah Connor. Ao contrário de filmes seguintes, que seriam apenas clones de péssima qualidade, à excepção de “RoboCop”.

O “Exterminador Implacável” conseguiu pegar no que seria uma história de série B e trazer uma lufada de ar fresco, tanto ao conceito, como ao género. Foi o primeiro grande filme de James Cameron, que estaria destinado a sucessos gigantescos como “Titanic” e “Avatar”. Se o filme foi um sucesso, não foi só por causa da realização brilhante de Cameron mas também pelo desempenho robótico de Schwarzenegger que, quer gostem ou não, foi um grande triunfo cinematográfico. Um dos grandes momentos do filme é o massacre na esquadra da polícia onde nasce uma das one-liners mais famosas de Arnie: I´ll be Back, que tornou-se tão memorável como Yippee ki yay, motherfucker, de Bruce Willis. O sucesso de “O Exterminador Implacável” transformou Arnold num autêntico ícone de acção, seguindo-se por “Comando” (1985), “Predador” (1987), “Desafio Total” (1990) e, claro, o inesquecível “Exterminador Implacável 2: O Dia de Julgamento” (1991).

Num género praticamente dominado por super-heróis, é complicado existirem filmes com verdadeiros heróis de acção, por isso, os anos 80 e 90 foram a era dourada do Cinema de acção. Independentemente das alterações feitas na sétima arte. O filme futurista de Cameron será eternamente visto como um verdadeiro clássico do Cinema intenso, sombrio e absolutamente electrizante disponível em Blu-Ray.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This