Beautify Junkyards

Beautify Junkyards

Recriação de músicas dos anos 60 e 70 em ambiente campestre

Recriação de músicas dos anos 60 e 70 em ambiente campestre. Foi este cenário que, no ano passado, desenhou o nascimento dos folktrónicos Beautify Junkyards, grupo formado por João Branco, Sérgio Silva, António Correia, João Moreira e João Daniel. A maioria destes nomes poderá soar familiar como força criativa por detrás da banda Hipnótica.

Querendo tirar umas “férias” do meio citadino, os artistas decidiram passar uma temporada no campo, aproveitando, ali, para dar continuidade à veia musical, através de sessões de gravação em comunhão com a natureza.

Um conjunto de faixas na plataforma Bandcamp, além de uma performance vídeo-gráfica do tema «From The Morning», de Nick Drake, prenderam a atenção da Fruits de Mer, editora britânica que viria a lançar o single de estreia da banda, com duplo lado, em formato vinil: «From The Morning», como faixa principal, e «Fuga n.º 2», de Os Mutantes, no papel de b-side (com participação vocal da actriz Karine Carvalho).

Béco Dranoff, produtor brasileiro, ouviu a versão folk dos Beautify Junkyards para a canção da banda paulista, ficando rendido. O quinteto português, cujo disco de estreia está previsto para Abril próximo, foi, então, convidado a participar em “Beyond Ipanema”. Uma série inspirada num documentário homónimo, de 2009, em redor da paixão americana pelas sonoridades de terras de Vera Cruz. Esta produção brasileira, estreada, em Janeiro passado, no Canal Brasil, explica as ramificações dos ritmos daquele País e a sua influência nos mercados internacionais, reunindo obra musical de Devendra Banhart, David Byrne, M.I.A., Caetano Veloso e Gilberto Gil, entre outros artistas.

Criação de banda-sonora original para “O Planeta Selvagem”

O grupo esteve presente na sessão de pré-abertura do Fantasporto 2013, no Teatro Rivoli, em Fevereiro passado. Aí, durante o sci-fi animado “O Planeta Selvagem” (1973), deu a conhecer banda-sonora original que criou para o filme do belga René Laloux. Uma obra cinematográfica premiada no Festival de Cannes (França), baseada no romance francês “Oms en série” (1957), de Stefan Wul (pseudónimo do dentista Pierre Pairault).

Em Dezembro do ano passado, os Beautify Junkyards passaram pelo Altis Avenida Hotel, onde actuaram no âmbito do Festival Vodafone Mexefest. No universo radiofónico, o colectivo português já foi destacado por personalidades como Gideon Coe e Lauren Laverne, da BBC Radio 6 Music. O Bandcamp da banda – que além de repertório de Nick Drake e Os Mutantes, alberga temas de Kraftwerk («Radioactivity») e Vashti Bunyan («Rose Hip November») – está disponível aqui.

Fotografia de Lois Gray



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This