Aquarelle

Novo projecto Português que mostra como as novas tecnologias podem servir o processo de criação.

Criado no decorrer deste ano, Aquarelle é um novo projecto que mostra que a música não tem barreiras (neste caso físicas) e pode ser simples ao mesmo tempo que bela.

O nome que está por detrás deste projecto é o de Luís Couto que anteriormente havia trabalhado sobre o nome de Moving Coil e ao qual compete toda a criação dos instrumentais. As vocalizações dos temas são deixadas ao cuidado de vocalistas convidados.

Em Outubro deste ano, ficou concluída a primeira maquete de Aquarelle –“ten postcards to her ghosts/ten postcards from his ghosts”, na qual Mara Neves (que havia previamente participado num tema de Moving Coil) assume todas as vocalizações.

A maior curiosidade deste projecto deve-se ao facto de Luís viver nos Açores, mais própriamente na ilha de São Miguel, enquanto Mara reside em Portugal Continental, na Amora (Seixal). A distância que os separa não foi problema e através da internet foram trocadas ideias e sons que criaram os temas posteriormente produzidos pelo próprio Luís Couto nos Açores.

Este primeiro registo apresenta 20 capas diferentes, correspondendo cada uma delas a cada um dos postais para os fantasmas dela ou dos fantasmas dele. Uma boa forma de promover e de divulgar as três faixas que servem de apresentação ao projecto. O instrumental é de excelente qualidade, criando uma boa atmosfera para a voz de Mara que, embora seja bastante “angélica” e límpida, peca um pouco pela pouca garra e coragem de arriscar, tornando-se um pouco monótona. São três faixas que nos falam da solidão e da perda, dos medos e receios. Três bons temas que são uma boa amostra daquilo que pode surgir no futuro.

Com muito trabalho e com as ajudas certas, será um projecto a ter em conta no futuro imediato da música portuguesa.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This