capulana_1

Capulana[r] no Lisboa Design Show

Sofia Vilarinho pretende, nesta exposição do seu trabalho e dos restantes designers e estilistas, apresentar a capulana numa vertente tradicional e contemporânea, dando assim a conhecer a versatilidade do pano africano.

No seu Doutoramento em Design de Moda na Faculdade de Arquitetura de Lisboa, Sofia Vilarinho aborda a capulana moçambicana numa vertente sustentável e criativa que encaminha ao diálogo multicultural. Capulana[r] surge assim como um exercício de inovar as formas de usar a capulana, um retângulo de pano tradicionalmente vestido pela mulher moçambicana, sem qualquer desperdício.

Partindo do seu tema de tese “Mozambique’s Capulanas in a D4S design perspective: identity, tradition and fashion-able challenges in the XXI century” (http://d4capulana.wordpress.com), o projeto Capulana[r], direcionado a uma mulher citadina com consciência social, permite que cada um seja totalmente livre de planear e criar silhuetas a partir da capulana. A ideia é inovar, partindo das técnicas ancestrais, e vestir o pano de maneira fashionable. Sofia, que admite ter na criação de vestuário uma forma de manifesto, mostra que a capulana assume os mais diversos disfarces para cada mulher, possibilitando inúmeras escolhas, defendendo-se o slow design. Resgata-se assim a cultura africana, posicionando-a num contexto mais actual, respeitando sempre a sua identidade.

 

capulana(r)


O Lisboa Design Show é uma oportunidade para a designer congregar nomes Portugueses e Moçambicanos, tanto em desfile como em debate, tendo como pano de fundo o Moçambique Design Day, do qual é curadora. Do diálogo farão parte temáticas como o negócio e produção de Moda, Moda conceptual/Moda comercial, educação académica, enquanto no desfile poder-se-ão observar criações do projeto Capulana[r], tal como de Royal Square, Romana Mussagy e do Atelier Alfaiates Africanos.

Quem quiser fazer parte do diálogo e assistir ao desfile, dia 10 de Outubro, deve-se preencher as respectivas inscrições aqui
Todos podem fazer parte do Capulana[r], visto o co-design ser uma das suas permissas: eu capulano, tu capulanas, ele capulana…



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This