NEOPOP 2012

CICLO DE HOMENAGEM A CHRIS MARKER NO ESPAÇO NIMAS

Um dos mais enigmáticos e geniais cineastas do mundo morreu hoje aos 91 anos. O ESPAÇO NIMAS, em Lisboa, vai prestar homenagem a CHRIS MARKER e recordar parte da sua extensa obra num ciclo evocativo marcado para os dias 6, 7 e 8 de Agosto.

LE FOND DE L’AIR EST ROUGE (segunda-feira, 6 de Agosto), LA JETÉE e SANS SOLEIL (terça-feira, 7 de Agosto) e LEVEL 5 (quarta-feira, 8 de Agosto) são os filmes do cineasta francês que vão passar pela sala de cinema da Av. 5 de Outubro.

Cineasta, fotógrafo, escritor, filósofo, o talento de CHRIS MARKER desdobrou-se por diversas áreas, sendo reconhecido de forma unânime o seu contributo inovador que operou na linguagem cinematográfica.

Nascido em 1921, CHRIS MARKER foi um dos primeiros colaboradores da revista “Cahiers du Cinema” e ainda um dos cúmplices iniciais da “Nouvelle Vague” (fazendo parte do grupo onde se encontravam Alain Resnais, Agnès Varda, entre outros). Colaborou ainda com Jean-Luc Godard ou Joris Ivens, e depois iniciou uma obra em nome próprio, sempre atenta aos grandes movimentos do mundo e da História, e ao futuro.

HOMENAGEM A CHRIS MARKER – ESPAÇO NIMAS

6 de Agosto – 21h00 LE FOND DE L’AIR EST ROUGE, de Chris Marker

7 de Agosto – 21h30 LA JETÉE + SANS SOLEIL, de Chris Marker

8 de Agosto – 21h30 LEVEL 5, de Chris Marker

(Filmes legendados em português)



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This