Cine Fiesta 2013 – Macarena Gómez

Cine Fiesta 2013

Mostra de Cinema Espanhol

Após a tão boa recepção que o público português demonstrou face à primeira edição, eis que chega novamente o Cine Fiesta! Entre os dias 23 e 26 de Novembro o Cinema São Jorge e a Cinemateca Portuguesa vão acolher a segunda edição da Mostra de Cinema Espanhol que acontece no âmbito das actividades da Mostra Espanha 2013.

No bolso o Cine Fiesta traz consigo as mais recentes produções cinematográficas espanholas e ainda uma retrospetiva de um dos mais importantes mestres do cinema: Luís Buñuel. A programação deste ano oferece 6 filmes de ficção, todos de 2013, pretendendo ser um painel do que de melhor se produz actualmente no país vizinho.

À semelhança da edição anterior, dois destes 6 títulos são dedicados ao público mais jovem. “Futbolín” de Juan José Campanella é um deles e é o escolhido para a inauguração da Festa no dia 23, no Cinema São Jorge. Uma coprodução espanhola e argentina e que é também o primeiro filme argentino de animação 3D, com a assinatura do realizador do conceituado “El secreto de sus ojos”.

À noite os holofotes estarão todos apontados para a exibição de “Las Brujas de Zugarramurdi” que vem demonstrar, uma vez mais, a criatividade do realizador Álex de la Iglesia. Um filme que promete juntar os ingredientes da comédia negra com as histórias de acção nas doses certas e que está a elevar as expectativas dos amantes do cinema espanhol. O Cine Fiesta confirmou ainda a presença da actriz Macarena Gómez para a apresentação do filme.

Cine Fiesta 2013 - Macarena Gómez

A programação paralela deste dia de abertura acontece no âmbito da homenagem que a Mostra planeou para aquele que foi o pai do Surrealismo no grande ecrã. Pela Cinemateca Portuguesa estará a decorrer o programa “Um dia com Buñuel” composto pela exibição de 3 obras-primas de Luís Buñuel: “L’Âge d’Or” de 1930, “Nazarin” de 1960 e “Tristana” de 1970. Haverá ainda espaço para uma conferência com Miguel Marías, crítico de cinema desde 1966, que virá falar sobre a genial obra do realizador homenageado.

No Domingo a proposta cinematográfica volta a desafiar os mais pequenos a embarcarem numa tarde diferente com a exibição da segunda longa-metragem de animação da Mostra. “Zipi y Zape y el Club de la Canica” de Oskar Santos propõe-nos a história de dois gémeos traquinas, Zipe e Zape, que são internados num colégio onde os jogos são expressamente… proibidos.

A rematar este segundo dia de Cine Fiesta estará a actriz Maria Botto que vem até ao São Jorge para apresentar a comédia “Tres Bodas de Más de Javier Ruiz Caldera, que nos conta a história de uma jovem que assiste aos sucessivos casamentos dos seus ex-namorados. Um filme que ainda não estreou em Espanha e que é outro dos títulos mais esperados desta Festa.

Cine Fiesta 2013 - Maria Botto

Nos dois últimos dias de Festa já não há tardes de animação mas há espaço para a exibição do inteligente thriller “Combustión” de Daniel Calparsoro na Segunda-Feira…

…e ainda para a comédia “La Gran Familia Española” de Daniel Sánchez Arévalo que, na Terça-Feira, encerra esta segunda edição do Cine Fiesta.

Consulta os horários em baixo e, para mais informações, visita o site oficial

 

Sábado, 23 Novembro

15h30 – “L’Âge D’or“, Luis Buñuel, 1930, 63 min – Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema

16h30 – “Futbolín“, Juan José Campanella, 2013, 106 min – Cinema S. Jorge

19h00 – “Nazarin“, Luis Buñuel, 1960, 91 min – Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema

21h30 – “Tristana“, Luis Buñuel, 1970, 99 min – Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema

21h30 – “Las Brujas de Zugarramurdi“, Álex de la Iglesia, 2013, 112 min – Cinema S. Jorge

 

Domingo, 24 Novembro

16h30 – “Zipi y Zape y el Club de la Canica“, Oskar Santos, 2013, 92 min – Cinema S. Jorge

21h30 – “Tres Bodas de Más“, Javier RuizCaldera, 2013, 94 min – Cinema S. Jorge

 

Segunda-feira, 25 Novembro

21h30 – “Combustión“, Daniel Calparsoro, 2013 – Cinema S. Jorge

 

Terça-feira, 26 Novembro

21h30 – “La Gran Familia Española“, de Daniel Sánchez Arévalo, 2013, 101 min – Cinema S. Jorge



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This