68kill_trailer1

Vamos, sem medos …

Alejandro Jodorowsky e Roger Corman chegam a Lisboa, em setembro, para apadrinhar a 11ª edição do MOTELX, em Lisboa.

A organização recordou que Alejandro Jodorowsky, de 88 anos, “psico-mago chileno que, com o seu ‘El Topo’, foi o pioneiro das sessões da meia-noite, criou ao longo dos anos um legado único no campo do surrealismo cinematográfico, que atraiu a atenção de figuras como Salvador Dalí, John Lennon, Pink Floyd ou Orson Welles”.

Já Roger Corman, de 91 anos, é descrito como “um dos maiores cineastas e produtores independentes da história do cinema americano, rebelde de Hollywood que a Academia reconheceu com um Óscar Honorário” e com quem “começaram nomes como Martin Scorsese, Jack Nicholson e Robert de Niro”.

De 5 a 10 de setembro, o Cinema São Jorge, Tivoli e Cinemateca Júnior vão receber um cartaz que se destaca pela “variedade temática”.

Este ano o MOTELX vai associar-se à programação de Lisboa, Capital Ibero-Americana da Cultura 2017, com a retrospetiva “O Estranho Mundo do Terror Latino”, “que propõe explorar a diversidade do cinema de género produzido na América do Sul e na Península Ibérica”.

Da programação, a organização destaca filmes como “The Limehouse Golem”, de Juan Carlos Medina, “uma revisitação feminista do mito de Jack, o Estripador, ou “Kuso”, “a experimental proposta escatológica do músico Flying Lotus, que causou sensação nas meias-noites de Sundance”, “The Bar”, do mestre do terror espanhol Álex de la Iglesia, e “o politicamente incorreto” “68 Kill”, de Trent Haaga.

Na secção Lobo Mau, dedicada aos mais novos, será exibido, pela primeira vez em Portugal, em sala, o filme de animação “O Livro da Vida”. Além de sessões de filmes, na Cinemateca Júnior e, pela primeira vez, no Museu Coleção Berardo, a secção Lobo Mau inclui ‘peddy paper’ no Cinema São Jorge e um ‘workshop’ de programação informática.

Antes de o festival começar, haverá três dias de ‘Warm-Up’ entre 31 de agosto e 2 de setembro, “com festas, concertos e sessões de cinema ao ar livre no Largo de São Carlos e na Rua da Moeda (Cais do Sodré)”.

Destaques da programação

Terça-feira, 5 de Setembro
No primeiro dia de MOTELX, antes ainda da sessão esgotada de “Super Dark Times”, filme que já atraiu comparações com “Donnie Darko”, destaque para a inauguração da exposição “Os Labirintos de Horror de Edgar Allan Poe”, que dá a conhecer as 28 ilustrações feitas por autores nacionais para a colectânea de contos que será lançada pela editora Saída de Emergência durante o Festival (quinta-feira, às 19h). A noite termina com “The Limehouse Golem”, revisitação feminista do mito de Jack, O Estripador que conta com Bill Nighy no papel principal e passa às 00h15 na Sala 3 do Cinema São Jorge.

Quarta-feira, 6 de Setembro
Quarta-feira é dia de conversa com Roger Corman moderada por Spoiler Alert, seguida de sessão de autógrafos (19h00, Sala 2 do Cinema São Jorge). Corman, convidado de honra do Festival, apresenta o seu filme “X: The Man with the X-Ray Eyes” na Sala 3 às 21h25. A não perder também “The Bar”, último do mestre Álex de la Iglesia, e “Kuso”, o inclassificável primeiro filme do músico Flying Lotus (19h00 e 00h05 na Sala Manoel de Oliveira, respectivamente).

Quinta-feira, 7 de Setembro
Para o terceiro dia, quinta-feira, está reservado um dos filmes mais aguardados do MOTELX: “The Untamed”, de Amat Escalante, história de terror sobrenatural que valeu ao realizador mexicano o Leão de Prata no último Festival de Veneza. Passa às 16h40 na Sala Manoel de Oliveira. Roger Corman recebe a distinção “MOTELX – Mestre de Terror” às 21h30 no Teatro Tivoli BBVA e apresenta “The Masque of the Red Death”. À mesma hora na Sala Manoel de Oliveira há “The Bad Batch”, odisseia pop pós-apocalíptica da realizadora Ana Lily Amirpur cujo elenco conta com Keanu Reeves e Jim Carrey.

Sexta-feira, 8 de Setembro
Sexta-feira começa com a exibição, pela primeira vez em sala, do filme de animação “O Livro da Vida” seguida de uma conversa com o Prof. Eduardo Sá (Teatro Tivoli BBVA, 10h30) e acaba com o grande êxito coreano “Train to Busan” de Yeon Sang-ho em sessão dupla com “Game of Death” de Sébastien Landry e Laurence Baz Morais (Sala Manoel de Oliveira, 00h00). Pelo meio há sessão especial de “Excitação” de Jean Garret, o “menino de ouro” do cinema exploitation paulistano dos anos 70 (19h25, Sala 3), e “Lowlife”, a aclamada primeira longa-metragem de Ryan Prows (21h30, Sala Manoel de Oliveira).

Sábado, 9 de Setembro
O fim de semana é marcado pela presença do convidado de honra Alejandro Jodorowsky, que sobe ao palco do Teatro Tivoli BBVA no sábado para apresentar “Santa Sangre” e receber o galardão “MOTELX – Mestre de Terror” às 19h00. Antes estará em conversa com o crítico Kim Newman e dará uma sessão de autógrafos (17h30, Sala 2). No mesmo dia destaca-se a exibição de “Boys in the Trees” do australiano Nicholas Verso, e “Cold Hell”, o mais recente filme de Stefan Ruzowitzky (vencedor do Óscar para Melhor Filme Estrangeiro em 2007), ambos na Sala Manoel de Oliveira (16h40 e 21h35, respectivamente). A noite prolonga-se com It’s Alive!, uma maratona de escrita de terror fora de horas que ocupa a Sala 2 do Cinema São Jorge até às 2h00.

Domingo, 10 de Setembro
No último dia do Festival, domingo, oportunidade para ver “El Topo” em 35mm com apresentação de Jodorowsky (16h05, Sala Manoel de Oliveira), bem como uma raríssima sessão da coprodução luso-espanhola de 1978 “O Espírita” (19h00, Sala 2). Espaço ainda para uma leitura ao vivo do argumento de “Linhas de Sangue” (previsto para 2018) com Rita Blanco, Pêpê Rapazote, Soraia Chaves, José Raposo e muitos outros actores conhecidos do grande público (17h30, Sala 2).

O MOTELX termina em grande com “IT” de Andy Muschietti na Sessão de Encerramento (21h00, Sala Manoel de Oliveira). Esta é a muito aguardada adaptação do best-seller de Stephen King que trouxe ao mundo o palhaço maléfico Pennywise e que bateu recordes com o trailer mais visto de sempre no dia de lançamento. Os vencedores dos Prémios MOTELX – Melhor Curta de Terror Portuguesa/Méliès d’Argent e Melhor Longa de Terror Europeia/Méliès d’Argent serão revelados durante a cerimónia, que contará com a presença de Roger Corman e Alejandro Jodorowsky, bem como dos jurados Kim Newman, Rogério Samora, Maria João Bastos, Carlão, Iris Cayatte e Can Evrenol.

A programação completa do MOTELX está disponível em www.motelx.org.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This