header_01

Contos em viagem – Brasil

Uma viagem pelo rio S. Francisco no Teatro Meridional.

Uma viagem ao Brasil das palavras. É essa a sugestão que o Teatro Meridional nos propõe com “Contos em viagem – Brasil”, em cena até 19 de Dezembro.

Uma actriz e um músico são os nossos guias. Enquanto viajamos vamos ouvindo vários contos e poemas de escritores nascidos e marcados pelos lugares que vamos percorrendo – Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Estes estados permitem-nos conhecer as palavras que os unem, levando-nos pelas histórias poéticas, da geografia dos lugares, permitindo a cada espectador fazer a sua própria rota, tendo em conta que cada lugar por onde passa tem a sua etnia, a sua raça, o seu próprio sotaque, remetendo para o lugar e o tempo de cada um, tal como a emoção que remete para cada espectador.

Apesar de estarmos do outro lado do oceano temos como guias uma actriz (Gina Tocchetto) e um músico (António Pedro) que nos vão orientando, com uma língua em comum, vários sons, o uso do corpo e da voz, conduzindo o espectador pelo rio S. Francisco, aos lugares atrás referidos, com os quais acabamos por nos identificar.

Durante esta viagem ficamos a pensar nas nossas vidas, no que fazemos no dia-a-dia, se valerá a pena viver, e que nos fará pensar que é tão bom observarmos um sorriso duma criança, e sentirmos que podemos ser felizes, mediante o caminho que escolhermos no percorrer do nosso palco da vida e o que devemos evitar durante esta a nossa viagem no rio.

Questionamo-nos sobre Deus e sobre a criação divina, pela mentira do dia-a-dia, e se uma vez mentindo, continuaremos a mentir, ou se conseguimos mudar a nossa maneira de estar.

No final da viagem saímos com a sensação que podemos tornar o mundo perfeito se nos esforçarmos em conjunto.

Uma peça com encenação de Miguel Seabra, interpretação de Gina Tocchetto e música de António Pedro, num espaço cénico de Jean-Guy Lecat e com textos de Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto, João Ubaldo Ribeiro, Lêdo Ivo, Mauro Mota, entre outros. Em cena até 19 de Dezembro, de 4ª feira a 6ª feira, às 22h, e aos sábados às 17h e ás 22h.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This