“Einstein para despistados” | Allan Percy

“Einstein para despistados” | Allan Percy

Os pensamentos atómicos de um génio aplicados à vida de gente normal

Ninguém pode negar que Albert Einstein foi uma das figuras mais carismáticas da sociedade do séc. XX. Por detrás das fórmulas químicas, teorias de física, bombas atómicas e “eurekas” estava um alemão de origem judaica, cabelo espetado e que, numa das suas fotografias mais conhecidas, nos deitava a língua de fora como se tivesse descoberto o segredo da vida, troçando dos que ainda tinham de vivê-la para o descobrir.

Esta fotografia é pura e simplesmente um reflexo de muitas das suas frases e pensamentos que Allan Percy, autor de “Kafka para sobrecarregados”, teve a brilhante ideia de reunir em “Einstein para despistados (Marcador, 2013), uma espécie de Bíblia para quem tem mais dificuldade em relativizar os problemas e tropeções que vamos dando todos os dias. Como dizia Einstein, «não permita que a sua felicidade dependa de alguém, porque nem sempre essa pessoa será como julga»: então porque não seguir à letra as palavras de alguém que ganhou o prémio Nobel da Física? Mal sabia ele que os seus pensamentos iam ser utilizados para aliviar o stress e dar alguma sabedoria a leitores com dificuldade em relativizar a sua vida…

No amor, na felicidade, na realização pessoal, no sucesso e no sentido da vida, Allan Percy utiliza os pensamentos “einsteinianos” e traduz tudo por miúdos, para que toda a gente possa entender que a felicidade só depende mesmo de nós e que, infelizmente, ainda não existe nenhuma fórmula para ela. Disso nem Einstein foi capaz. No entanto, foi capaz de nos deixar umas palavras ainda mais sábias do que a fórmula da felicidade: «Aprenda com o ontem, viva para o hoje, espere pelo amanhã.» O segredo de como viver a vida em meia dúzia de palavras. Não sofra por antecipação. Não seja distraído. Ouvimos tanta coisa na televisão, nas revistas cor-de-rosa. Porque não darmos antes mais atenção a quem já viveu e sabe do que fala?



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This