Entrevista Stefano Savio
Entrevistamos o Director do 8½ Festa do Cinema Italiano
Estivemos à conversa com Stefano Savio, director da 9ª edição do 8½ Festa do Cinema Italiano.
O filme Fellini 8 ½ é o ponto de partida para o festival. É o nome do Festa por alguma razão em particular?
Porque é o filme que eu gosto mais. Foi uma escolha gráfica também porque não precisava de tradução. Escolhemos o oito e meio como um símbolo.
Houve um ano em que as sessões dos filmes começavam às 8.30 da noite, é uma espécie de brincadeira com isso, no ano seguinte cresceu e já não era uma sessão só às 8.30h.
Tem, também, alguma coisa a ver com o simbolismo do filme Fellini 8½ que evoluiu do neorealismo puro para falar mais de sonho?
Talvez. É um filme que fala do cinema, com uma ideia mais abrangente da criatividade, da ideia do cinema… Fala de produtores, de realizadores, de como se faz um filme.
Fellini é o símbolo máximo da época de ouro do cinema italiano?
Fellini é um dos símbolos. É o que simbolicamente ficou mais não é o único, Pasolini, Antonioni. Agora, Fellini é eficaz e transversal em conseguir comunicar o que é o cinema italiano.
Quais os critérios de selecção dos filmes para a Festa?
Escolhemos os mais interessantes, bom cinema, temos uma boa mostra completa da produção cinematográfica, houve escolha de abranger o festival a outro tipo de cinema sem ser o de autor. Abrir a um cinema mais para o público além do autoral.
O contexto sócio-económico do cenário mundial reflecte-se na Festa?
Há muito cinema de fantasia, falar de realidade mas com simbolismo em forma de fábula. É uma capacidade do cinema italiano sair de certas formas de retratar o real. Fala-se sempre de realidade mas com outros parâmetros, com códigos diferentes.
O que destaca nesta edição?
O filme “Per amor vostro” de Giuseppe Gaudino, por exemplo. Também um documentário e homenagem com António Tabucchi, um embaixador da cultura italiana em Portugal. Também o mostrar uma visita guiada ao Museo gli Uffizi em Florença onde se pode ver obras primas de Michelangelo, Leonardo da Vinci, Boticelli.
There are no comments
Add yoursTem de iniciar a sessão para publicar um comentário.
Artigos Relacionados