Falar Verdade a Mentir

A CTB – Companhia de Teatro de Braga estreia na próxima semana “Falar Verdade a Mentir” de Almeida Garrett. Com “Falar Verdade a Mentir” a CTB volta àquele que, provavelmente, pode ser considerado o escritor português mais completo de todo o século XIX, grande impulsionador do teatro em Portugal e responsável pela edificação do Teatro Nacional D. Maria II e a criação do Conservatório de Arte Dramática.

O espectáculo, com sessões orientadas para o público escolar, traduz, a par de uma série de acções concentradas no âmbito do projecto BragaCult, a continuidade do desígnio de formação de públicos, da criação de novos espectadores que dominem melhor os códigos de leitura dramática.

Escrita em 1845 e com acção em Lisboa, a comédia ridiculariza a sociedade burguesa da altura e demonstra a luta do Autor romântico pela revolução nas Letras, no Teatro Português e, porque não dizê-lo, na Política nacional. Com encenação e dramaturgia de Rui Madeira esta comédia de costumes apresenta ainda hoje um “retrato fiel” da nossa idiossincrasia e do nosso viver colectivo.

A peça estará em cena no Pequeno Auditório do Theatro Circo com sessões escolares, mediante marcação prévia, de 10 a 13 de Abril, às 11h e às 15h, e para o público em geral de 10 a 12 de Abril, às 21h30.

Com interpretação de André Laires, Carlos Feio, Jaime Monsanto, Rogério Boane, Solange Sá e Thamara Thais, a cenografia é de Carlos Sampaio e Rui Madeira, os figurinos de Sílvia Alves, a criação vídeo de Frederico Bustorff Madeira, a criação sonora de Luís Lopes, o design gráfico de Carlos Sampaio e fotografia de Paulo Nogueira.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This