Festas Felizes

Sugestões para passar um Natal alternativo e entrar em 2007 em grande.

O Natal é quando um homem ou uma mulher quiserem… ou melhor, é onde uma mulher ou um homem se sentirem melhor e, depois do jantar de família, conversas à lareira e mais uma série de meias e pijamas é preciso ir esquecer as prendas que nos deixaram no sapatinho e estoirar os envelopes mágicos e recheados. Prenda simples e com poucas implicações.

Lá fora, espera-nos uma noite de copos com o alto patrocínio do Menino Jesus e do senhor das barbas brancas e, exactamente por tudo isto e muito mais, fomos à procura de concertos, actividades, ajuntamentos programados para a época Natalícia. A oferta já começa a ser alargada. A tradição já não é o que era e, depois da familiar mesa de Natal, nada melhor que ir queimar as calorias ingeridas pela noite dentro, desta feita com a “outra família”, os amigos, ou simplesmente esquecer que a quadra existe.

Para começar, sugerimos a Fucking Christmas (desde 2001) Sessions na ZDB, com Paulo Furtado no comando desta ceia bem diferente. Este é o quinto ano em que The Legendary Tiger Man se borrifa na tradição e oferece um saco vazio de prendas e muita amargura directamente do palco da Galeria Zé dos Bois. A noite de Natal será mais uma oportunidade para ver e ouvir um dos nomes mais aclamados do rock português, que conta já com quatro álbuns editados, entre eles o tão apropriado para a época “Fuck Christimas, I Got The Blues”.

Dentro do mesmo espírito natalício, apesar de no dia 23 de Dezembro, o bar Trintaeum no Porto apresenta a sua 31 Xmas Party com a presença dos colectivo de dj´s Os Sete Magníficos para uma noite ao som dos velhinhos sete polegadas e, com Rui Trintaeum, apresenta 2006 Revisitado, uma oportunidade para ouvir música feita no ano que agora termina, numa noite dupla que se tenciona despedir oficialmente de 2006.

No Indústria, também na Invicta, a quadra é celebrada depois da meia-noite sempre com dj´s a animar  festa e a contribuir para a perda das tais calorias natalícias. Assim, dia 24 contamos com a presença de Nuno di Ross, Bottle Beats e Gustavo e, na noite seguinte, teremos o United People of Indústria com os Freskitos e o dj-set de SolidGrooves.

Em Braga e no Amo-te, dia 23 de Dezembro terá lugar a Xmas Party com o Dj Eduardo Duarte. No dia seguinte, e já depois de o Pai Natal ter descido a chaminé, a festa começa no bar Fluid, em Santos com Paulo Nupi no comando dos pratos.

Voltando à cidade do Porto, o Dj João Diniz será o Pai Natal do som, a par com os Double on Fire e Sininho. A Noel Party está marcada para as 22 horas da noite de 25 no espaço multifunções Bazaar.

Passada uma semana, a festa é rija novamente com os festejos de 31 de Dezembro. Aliás, bastará a qualquer um de nós sair à rua para dar um “pontapé” no ano 2006 e entrar festejando o ano vindouro com alegria ou então ter só mais um pretexto para passear por aí. Assim, a Câmara de Lisboa proporciona o tradicional fogo de artifício na Praça do Comércio com os concertos de André Sardet e José Cid, sendo que o último actuará já na madrugada de 1 de Janeiro.

No Porto, a Câmara Municipal tem preparada animação nas zonas nobres da cidade. Logo pelas 22 horas é possível ver e ouvir o grande mestre da música popular Quim Barreiros, na Avenida dos Aliados ao que se segue às 00 horas o espectáculo Piró-musical. As celebrações transferem-se para a uma da manhã para a Ribeira com mais música popular.

A associação Pé de Xumbo tem para a passagem de ano no Porto agendada a despedida de 2006 durante três dias. Na Quinta Amarela, apresentam mais uma festa subordinada às danças tradicionais europeias. No dia 29 começam os workshops de dança e música tradicional, às 22 horas com Mú e duas horas depois com Monte Lunai. No sábado mais dois workshops com as bandas de música tradicional Uxu Kalhus e os franceses Zef, agrupamento musical que se encarrega de animar a noite de dia 31. A celebração do novo ano é musicada pelos belgas Naragonia que começam a sua actuação pelas 24 horas. A festa com a Pé de Xumbo continua no primeiro dia do ano com mais um workshop de danças tradicionais que contará com a presença dos belgas Naragonia. Toca a dançar!

O Santiago Alquimista propõe para esta noite um concerto dos Irmãos Catita, MD Gimba e três dj´s surpresa. No Casino de Lisboa e no habitual espaço de concertos Arena Lounge estará presente Pedro Abrunhosa.

No Clube Mercado, o dress code é rígido e a festa dedicada ao mais famoso e charmoso agente-secreto Bond, James Bond. Com muito glamour e algumas surpresas preparadas para 31 de Dezembro o Mercado desafia todos os que preferirem ficar pela capital a transfigurarem-se de agentes secretos e Bond girls. Charme e brilho q.b. para dar as boas vindas a 2007.

As propostas estão aí, agora é só escolher.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This