Festival Positive Vibes

Boas vibrações em Lisboa e no Porto.

A MusicaActiva, em parceria com a Positive Vibes, apresenta três nomes do panorama reggae mundial, nos próximos dia 16 e 17 de Junho, no Porto e em Lisboa.

No dia 16 de Junho, a banda reggae mais aclamada do Brasil, Natiruts, estará de volta ao Porto para actuar num local emblemático, a sala principal do Mosteiro de São Bento da Vitória. Fundado no séc. XVII e localizado em pleno coração do velho Porto (a 50 metros dos Clérigos), o Mosteiro é um espaço da maior dignidade e beleza, proporcionando um ambiente requintado, em que os músicos e espectadores podem desfrutar como centro privilegiado de encontro para espectáculos.

Num concerto que comemora os 10 anos de carreira da banda, vão ser seguramente apresentados um misto dos seus cinco trabalhos editados, desde os temas que mais marcaram a história da banda, «liberdade pra dentro da cabeça», «beija-flor», «deixa o menino jogar», «meu reggae é roots» ou «povo brasileiro», aos trabalhos mais recentes, como, «leve com você» ou «não chore meu amor». Depois do sucesso da primeira passagem pela Europa em Julho do ano passado, com lotação esgotada no Porto e em Lisboa, o concerto de Natiruts, tem tudo para ser o ponto alto da noite.

A primeira parte do concerto ficará a cargo do português Sir Giant, uma das grandes revelações da música nacional e vencedor do concurso “LEVI’s Stay True” europeu que lhe valeu a oportunidade de gravar nos Estúdios Abbey Road em Londres.

Do cartaz, consta ainda um projecto francês, o reggae dos incontornáveis Dub Incorporation. Oriundos da pequena cidade de Saint Etienne, começaram a sua carreira com pequenos concertos locais em 1997. Em pouco tempo a banda conseguiu angariar fãs por todo o país, tornando-se rapidamente num nome muito conhecido no circuito underground.

Em 2005 editaram o disco “Dans le Decor” que lhes trouxe o reconhecimento internacional, assim como o convite para actuarem em todos os grandes festivais do género europeus. Com uma mistura única de reggae, dub e rai (música árabe), é uma energia que visita pela primeira vez o nosso país, no mesmo ano em que o seu valor é totalmente reconhecido, pela presença confirmada nos maiores festivais de reggae da Europa. A banda conta com dois álbuns editados, o último dos quais lançado em 2005, que conta com participações de alguns dos principais artistas franceses e internacionais, entre os quais Lyricson, Omar Perry e David Hinds (Steel Pulse), que muito contribuíram para a afirmação da banda.

Os Sativa, banda local que actua no Mosteiro de São Bento da Vitória, são a única diferença em relação ao cartaz da noite lisboeta. Desde a sua origem, em 2001, tiveram oportunidade de tocar em vários palcos do nosso país, junto de grandes nomes nacionais e internacionais, e por último, o soundsystem português, Youth Culture.

Na capital, sobe ao palco no sábado, dia 17 de Junho, na Fortaleza da Cidadela de Cascais (junto à marina), o português Sr. Giant, os brasileiros Natiruts e o reggae francês dos incontornáveis Dub Incorporation.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This