“Futebol a Sério”, de Carlos Daniel – A Esfera dos Livros

“Futebol a Sério”

Para todos aqueles que acham que sabem tudo sobre futebol.

“Estou longe de ser um mestre de futebol, que tantos que o vivem por dentro o conhecem muito melhor que eu; habituei-me apenas a tentar lê-lo de outra forma e a comunicá-lo. Assumo esta partilha pública, com humildade quanto baste, na convicção de que entender o jogo é muito mais do que pensamos saber desde que começámos a ler jornais desportivos, algures na infância ou na adolescência. E na certeza de que é possível apreciá-lo com igual prazer e muito menos irritação e sofrimento”. 

Carlos Daniel

Gerador de emoções e considerado por muitos como o “ópio do povo”, o futebol faz parte da vida de milhões de pessoas e é o desporto mais mediático em todo o mundo. Em Portugal, o futebol é uma constante da nossa vida. Os noticiários na rádio e televisão abrem regularmente com notícias dedicadas ao futebol (e alguma delas sem qualquer relevância) relegando para segundo plano temas bem mais delicados e importantes para a nossa vida colectiva.

Três jornais diários, dezenas de programas de televisão e centenas de opinion makers, entre comentadores, jornalistas e treinadores. Este fenómeno social não deixa praticamente ninguém indiferente e é em conjunto com o estado do tempo o melhor desbloqueador de conversa entre desconhecidos. Na verdade todos os que gostam de futebol são “treinadores de bancada” mas são poucos aqueles que verdadeiramente percebem do jogo. As opiniões são baseadas em emoções e quando um treinador opta por uma substituição mais táctica ou defensiva surgem os apupos e assobios das bancadas.

uma obra essencial que abrange todos os aspectos do jogo

Pouco se fala sobre o jogo jogado (o programa da TSF com este nome é uma excepção que confirma a regra). Fala-se muito dos casos de arbitragem, das declarações dos dirigentes e dos bastidores do futebol mas então e o que se passa dentro das quatro linhas? É fundamental voltar a dar atenção aos verdadeiros protagonistas do jogo.

Carlos Daniel, jornalista da RTP, é, provavelmente, um dos mais profundos conhecedores do jogo que nos apaixona. Até 10 de Julho temos oportunidade de o ver e ouvir todas as noites a explicar o que aconteceu em campo no programa diário da RTP dedicado ao Europeu de Futebol. Recentemente, através da Esfera dos Livros, publicou “Futebol a Sério”, o mais completo e assertivo livro sobre futebol que tive a oportunidade de ler. Uma obra essencial que abrange todos os aspectos do jogo, desde as suas regras e sistemas tácticos, passando pelas equipas que marcaram a história do futebol e obviamente os jogadores, treinadores e dirigentes.

"Futebol a Sério", de Carlos Daniel - A Esfera dos Livros

O livro está dividido em diversas secções e procura através de uma linguagem simples ser acessível a todos, desde os menos conhecedores de futebol aos adeptos mais fervorosos e que já acompanham o deporto rei à muitos anos.

As escolhas de equipas/sistemas apresentados no livro (no capitulo dedicado à Evolução do futebol) representam as diferentes abordagens ao jogo e as mudanças que cada uma dessas equipas trouxe ao desenvolvimento do futebol. Sabiam que a primeira disposição táctica conhecida remota a 1848 e consistia num 1-1-9 (1 defesa, um médio, nove avançados)? Como surgiu a “pressão alta” ou a existência de um líbero? Desde a fantástica selecção do Brasil no mundial de 1982, passando pela mágica história do Notthingham Forest e terminando nos gloriosos momentos de José Mourinho no FCP, Carlos Daniel leva-nos numa viagem pelas melhores equipas de sempre, contando histórias e peripécias que farão a delícia de qualquer adepto. Do compêndio seleccionado faltou contar a extraordinária carreira da Dinamarca no Euro 92 que foi campeã europeia após ter sido repescada devido a desclassificação da Jugoslávia que se encontrava em guerra.

Neste livro existe ainda espaço para a Táctica e Estratégia onde Carlos Daniel procura explicar os diferentes momentos de um jogo de futebol e o significado de expressões como “Princípio de Jogo”, “Transições”, “Rotinas de jogo”, “Blocos” e “Construção de Jogo”, apresentando e justificando as suas definições.

No final ainda existe tempo para explicar os sistemas e a forma de jogar das principais equipas da actualidade e perceber, por exemplo, com o Leicester City foi campeão inglês nesta temporada.

“Futebol a Sério” é um livro essencial para todos os que gostam de futebol. Pode ser lido por um miúdo que começa a interessar-se pelo desporto e onde tem aqui resumida a história do futebol mas também as leis e os fundamentos essenciais do jogo mas poderá ser também do interesse de todos os adeptos mais fervorosos que, sem perder a paixão clubística, precisam muitas vezes de conhecer melhor o jogo que tanto amam.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This