Insen – Alva Noto & Ryuichi Sakamoto

Portugal saúda mais um regresso aos palcos nacionais.

Introduzindo Ryuichi Sakamoto

É um dos pioneiros da composição electrónica, mas o alcance musical de Ryuichi Sakamoto vai muito mais além. Certa vez disse que queria derrubar os muros e as fronteiras entre géneros, categorias e culturas e é talvez, até à data, a melhor definição que se se pode fazer da sua música.

Sakamoto nasceu na capital japonesa em 1952 e desde muito cedo que iniciou a sua ligação à música. Aos 3 anos já tocava piano e no liceu actuava regularmente em concertos de jazz. No entanto, a sua grande revelação deu-se com a descoberta dos ritmos anglo-saxónicos, com bandas como os Beatles ou John Cage. Mas a sua carreira musical só arrancou no final dos anos 70, quando formou o trio techno-pop Yellow Magic Orchestra, um colectivo fortemente influenciado nos germânicos Kraftwerk que se tornaram super-estrelas no Japão e depois um pouco por todo o Mundo, principalmente graças ao single «Computer Game».

Os Yellow Magic Orchestra ainda existiam quando Ryuichi Sakamoto iniciou a carreira a solo, com “Thousand Knives Of”. A banda ainda iria assistir a mais um disco antes da separação. Era o princípio de uma nova vida. Ryuichi Sakamoto transformou-se num dos compositores mais conceituados do panorama musical internacional, graças a um ecletismo musical assente na fusão de um romantismo ocidental misturado com influências de música clássica asiática e outras texturas globais.

Experimental, electrónico, progressivo, fusão… Já o apelidaram de tudo. Todos os rótulos são redutores, apenas um é justo: o de estar sempre muito à frente do seu próprio tempo.

Introduzindo Alva Noto

Alva Noto é o nome artístico de Carsten Nicolai, artista-plástico e músico alemão que é, actualmente, um dos nomes mais sonantes do design visual. Utilizando a música como arte total, manipulando o seu carácter híbrido para o misturar com escalas rítmicas trepidantes e imagens minimalistas.

A sua actividade profissional estende-se ainda a várias colaborações, com Ryoji Ikeda ou Mika Vaino, mas sobretudo com Ryuichi Sakamoto, da qual já resultou os documentos Vrioon (aclamado pela crítica mundial em 2003) e, mais recentemente, Insen, álbum experimental disponível no mercado desde o ano passado.

Introduzindo Insen

Insen é o nome do projecto que junta estes dois artistas, Ryuichi Sakamoto e Carsten Nicolai, mais conhecido como Alva Noto. Este é um espectáculo de contrastes, uma vez que cruza o carácter acústico do piano do primeiro com a natureza electrónica do conjunto som/imagens projectado pelo segundo.

O ecletismo de Sakamoto, e o minimalismo de Noto em conjunto, resultam num espectáculo impressionista que vai muito mais além do que o conceito de concerto a que estamos habituados. Esta experiência ímpar já esgotou salas em Roma e Londres e agora prepara-se para passar por Portugal, dia 11 na Casa da Música, no Porto, e dia 13 no Coliseu de Lisboa. Se para o projecto Insen é uma estreia em solo nacional, para Ryuichi Sakamoto é um regresso a um país onde tem uma grande legião de admiradores.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This