Inventário ilustrado das árvores

“Inventário ilustrado das árvores” | Emmanuelle Tchoukriel e Virginie Aladjidi

Chamar as árvores pelos nomes

57 Árvores e arbustos  da Europa e do mundo, entre folhosas, coníferas e palmeiras. É esta a proposta de Emmanuelle Tchoukriel, ilustradora formada em desenho científico que, recorrendo à arte e precisão dos naturalistas dos séculos passados, nos apresenta um cuidado “Inventário Ilustrado das Árvores” (Kalandraka, 2014).

O vocabulário que acompanha esta imensa floresta, a cargo de Virginie Aladjidi, é simples e ilustrado, onde o BI de cada planta e árvore nos é apresentado de corpo inteiro: nome científico, altura e longevidade e desenhos detalhados das flores, frutos e animais que nelas se podem encontrar.

Inventário ilustrado das árvores

Nas ilustrações destaca-se o traço preto, feito a rotring e a tinta-da-china, entrelaçado com tintas e transparências que nos mostram, como que ao raio-x, todas as diferentes texturas e a diversidade das cores.

Porém, para lá da componente técnica, o livro foca-se na função ecológica das florestas, na faceta socio-económica da indústria das madeiras e, sobretudo, na importância simbólica e poética que a vegetação tem nas nossas vidas. Agora, já se pode embrenhar na floresta sem ter medo de trocar aveleiras com macieiras.



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This