“Inventário ilustrado das árvores” | Emmanuelle Tchoukriel e Virginie Aladjidi
Chamar as árvores pelos nomes
57 Árvores e arbustos da Europa e do mundo, entre folhosas, coníferas e palmeiras. É esta a proposta de Emmanuelle Tchoukriel, ilustradora formada em desenho científico que, recorrendo à arte e precisão dos naturalistas dos séculos passados, nos apresenta um cuidado “Inventário Ilustrado das Árvores” (Kalandraka, 2014).
O vocabulário que acompanha esta imensa floresta, a cargo de Virginie Aladjidi, é simples e ilustrado, onde o BI de cada planta e árvore nos é apresentado de corpo inteiro: nome científico, altura e longevidade e desenhos detalhados das flores, frutos e animais que nelas se podem encontrar.
Nas ilustrações destaca-se o traço preto, feito a rotring e a tinta-da-china, entrelaçado com tintas e transparências que nos mostram, como que ao raio-x, todas as diferentes texturas e a diversidade das cores.
Porém, para lá da componente técnica, o livro foca-se na função ecológica das florestas, na faceta socio-económica da indústria das madeiras e, sobretudo, na importância simbólica e poética que a vegetação tem nas nossas vidas. Agora, já se pode embrenhar na floresta sem ter medo de trocar aveleiras com macieiras.
There are no comments
Add yoursTem de iniciar a sessão para publicar um comentário.
Artigos Relacionados