John Butler Trio

Regresso do australiano a Portugal.

A última edição do Festival Ilha do Ermal foi um primeiro teste à reacção do público português. Num percurso que tem vindo a ser sistemático no nosso país, o John Butler Trio “passou no teste” e regressa agora em nome próprio para actuar a 30 de Março na Aula Magna, em Lisboa.

John Butler é tido como o artista australiano mais bem sucedido de sempre. O seu último registo de originais, e mote para a corrente tournée, “Sunrise over sea”, entrou directamente para o primeiro lugar do top de vendas australiano. O sucesso de vendas e a receptividade que a digressão em território australiano obtiveram levaram-no a percorrer os maiores festivais da Europa, Ásia e Estados Unidos da América no passado Verão. O seu som move-se entre a folk, os blues, a soul, o hip hop e mesmo o reggae.

A sua carreira começou quando decidiu começar a tocar nas ruas de Fremantle, cidade que alberga o maior porto comercial da Austrália, a troco de algumas moedas. Com esse dinheiro, grava a sua primeira maqueta, à qual se seguem convites para alguns concertos em bares locais e mais regularmente no Mojo’s Bar, que era na altura gerido por Phil Stevens, actual manager do John Butler Trio. Enquanto John Butler ia compondo as suas canções originais e o seu talento se tornava cada vez mais evidente, surgiu a possibilidade de gravar o primeiro álbum.

Em 1998 é gravado “John Butler”, que conta com a participação de Jason McGann na bateria e Gavin Shoesmith no baixo, que passam a acompanhar o músico em pequenas tournées pela Austrália e, mais tarde, a dar origem ao John Butler Trio. Em 2003 o “John Butler Trio” estabilizou na formação actual com Michael Barker na bateria e Shannon Birchail no baixo.

O seu último álbum, “Sunrise Over Sea” é provavelmente o melhor que o trio fez até hoje. Entre canções explicitamente rock e outras que denotam influências de géneros tão diferentes como o reggae ou o hip hop, há espaço para melodias atraentes ao lado de outras canções claramente mais dançáveis e festivas.

John Butler nasceu nos E.U.A, filho de pai australiano e mãe norte-americana; mudou-se aos 7 anos para a Austrália onde vive actualmente numa pequena cidade chamada Pinjarra.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This