JP Simões, Maxime

JP Simões @ Maxime

Amável público.

O Cabaret Maxime encheu-se, no passado dia 21 de Novembro, para presenciar a apresentação do mais recente trabalho de JP Simões. “Boato” é o título de um álbum que vive entre o enxumar de um percurso passado, mas nem por isso distante, e canções inéditas que não se afastam muito da rota inspiradora do músico/compositor, tal qual já havíamos sentido em ”1970”.

É certo que ao escutar as diferentes fases do percurso de JP Simões se nos aviva a imponência de um Chico Buarque ou Tom Jobim; aliás, como também  vem sendo apanágio veiculado nos relatos ou entrevistas cedidas pelo músico.

O que não será tão claro para quem o ouve à distância de um clique será a real capacidade irónico-metafísica que nos faz, não exultar as melodias transmitidas em “Boato”, mas antes “chorar de rir”.

A acutilância das palavras assim, ditas, revistas, esticadas ao limite da sua (in)significância, servem a focalização do artista. Alguém do fundo da sala atira: “E cantar”?

JP não cansou também de agradecer ao, dizia, ”amável público”, que foi “muito amável em ter me vindo ver“ sem compreender muito bem, referia igualmente, o porquê de ali estar tanta gente.

Na mordácia de JP, na divagação filosófica e descontracção, intencionada por substâncias propícias ao efeito – também referidas pelo mesmo – não se iluminaria tanto a musicalidade dos temas. Apesar de excelentemente acompanhados por Afonso Pais (guitarra), Babi Bergamini (bateria) e o amigo Sérgio Costa (piano).

Não que o real motivo de reportar “Boato” no Maxime se tenha perdido, pelo menos na totalidade; ganhou-se, antes, uma nova noção ao universo JP. A aptidão para fazer músicas  para os que já escutaram “Boato” e ali se dirigiram para o sentir, a habilidade em fazer-nos rir e a reverência devida aos músicos e público que o continuam a acompanhar e ouvir.

Apesar de tudo, entre leituras e divagações humorísticas, são de salientar – entre outras – «Música Impopular», «Ela Vem e Vai» e «Canções do Jovem Cão».



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This