Isto é uma outra História

A nossa opinião...

Por trás de uma História aparente há um enredo de acasos e acidentes, de verdades e sonhos em que cada música leva a muitas outras músicas. A nossa música faz-se de todas as músicas.

Esta inscrição, constante na capa do álbum “Uma Outra História”, resume o espírito desta compilação, resultado de um esforço da FNAC e do Público – o disco foi entregue gratuitamente com o jornal no dia 1 de Outubro de 2005, à laia de comemoração do Dia Mundial da Música.

A aposta da FNAC foi bem sucedida, a “diversidade musical do Portugal de hoje” está bem patente no CD, «tanto a nível de estilos como de gerações», reunindo 10 versões para temas nacionais ou internacionais, assinados por artistas portugueses.

Dos muitos artistas portugueses presentes no projecto, destacamos a presença de Margarida Pinto (dos Coldfinger), de Old Jerusalem, de Anabela Duarte e de JP Simões (dos Belle Chase Hotel e Quinteto Tati).

Os músicos transformaram os temas, criando uma sonoridade agradável, com a batida de alguns temas a fazerem lembrar a lounge music na sua definição primeira, de música de bar que permite que uma agradável conversa decorra enquanto a música passa. O ouvinte mais atento vai aperceber-se da presença do som inconfundível da guitarra portuguesa (bem) misturada com sons quentes de guitarra eléctrica e de muitos outros instrumentos.

Esta “Uma Outra História” está bem estruturada e tem uma música de arranque que surpreende: “O que será (à flor da pele”), interpretada pelos Canto Nono. O arranjo e a direcção musical desta primeira faixa esteve a cargo de José Mário Branco.

Mas esta não é a única referência obrigatória a José Mário Branco.

A pérola deste CD é, sem dúvida, o tema “Inquietação”, interpretado por JP Simões, vocalista dos Belle Chase Hotel e do Quinteto Tati, numa reinvenção da original, cantada por José Mário Branco. A interpretação do músico é realmente inquietante.

O alinhamento promete e cumpre a expectativa:

01. José Mário Branco + Canto Nono – O Que Será (À Flor da Pele)
02. Margarida Pinto (Coldfinger) + Tó Trips – Capitão Romance
03. Ricardo Rocha – Saudade
04. Ana Deus + Carlos Zíngaro + Regina Guimarães + The Zany Dislexic Band – Venus In Furs
05. Old Jerusalem – For What It’s Worth
06. Carlos Bica – Paris, Texas
07. Anabela Duarte + Mário Delgado + Alexandre Frazão + Zé Nabo – Baby
08. JP Simões + Miguel Nogueira – Inquietação
09. Kalaf + António Olaio + Marco Franco – Procissão
10. Zé Pedro + Alexandre Soares + Gui + Pedro Gonçalves + Jorge Coelho + Fred – Call Up



There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This