Barcelos Subscuta

Mais um mês de boa música portuguesa em Barcelos

É já a partir de sexta-feira, dia 2, que se dá início ao Barcelos Subscuta 2005. Assim, e até ao próximo dia 23 de Setembro, passam pelo Auditório da Biblioteca Municipal e Auditório S. Bento Menni nomes como Boîtezuleika, Bypass, The Legendary Tiger Man e Belle Chase Hotel. Os concertos começam às 22 horas e têm o preço simbólico de 2,5 €, à excepção dos Belle Chase Hotel, cuja estadia custa 5 €.

A abertura do ciclo de concertos está a cargos dos Boîtezuleika, que apresentam ao vivo o seu primeiro trabalho de originais, “Éramos assim”, resultado do primeiro lugar conquistado no concurso Quinta dos Portugueses, da Antena3. «Cão Muito Mau» foi o cartão de visita da banda e introduziu os restantes 13 temas da banda ao público português. Desde refrões fáceis, a ritmos da bossa-nova e algum rock intemporal a receita para que o grupo comece a ganhar algum lugar no panorama musical nacional parece estar dada.

Depois de um Bypass (cardíaco?) mais ou menos desconhecido, sobe ao palco do auditório The Legendary Tiger Man, projecto (literalmente) a solo de Paulo Furtado, também conhecido como Tédio Boy ou líder dos Wraygunn. Quem já assistiu a um concerto de Paulo Furtado não ficará certamente indiferente ao mesmo. Extremamente visual, cada espectáculo dado pelo artista prevê-se diferente do outro. Em revisão dos blues da velha tradição do delta do Mississipi, contam-se histórias sombrias de sexo, crime e perdição da forma mais original possível onde nem os estereótipos comuns à sociedade portuguesa escapam. “Fuck Christmas Baby, I got The Blues”… somos obrigados a concordar.

O concerto mais esperado deste ciclo talvez esteja reservado para o último dia. Os Belle Chase Hotel já existem desde 1995 e, apenas com dois álbuns editados, não se têm dado a ouvir, talvez pelos projectos paralelos que ocupam os seus membros. Com o nome extraído de uma passagem trágica do filme “Down By Law”, de Jim Jarmush, por sugestão do eminente ritmólogo e membro fundador Antoine Pimentel, o Belle Chase Hotel nasceu de uma vital necessidade de exibicionismo por parte dos seus fundadores.

Entre influências que vão desde Glen Miller aos Irmãos Catita ou Fernando Pereira, o conjunto vai criando um ideário musical onde “nada se recusa e tudo se selecciona mais ou menos intuitivamente”, prevalecendo a melodia e o sentimento que ela transporta. Dia 23 de Setembro no Auditório S. Bento Menni, em Barcelos.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This