rdb_keskustelujafimfa_header

Keskusteluja | Discussions

Mas afinal… onde estavam as marionetas?

No Teatro Maria Matos a companhia finlandesa WHS – Ville Walo & Kalle Hakkarainen apresentou o espectáculo “Keskusteluja | Discussions”, no âmbito do FIMFA – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas. No final as opiniões dividiram-se. Este era um espectáculo de marionetas? Ironicamente o título do espectáculo serviu como prenúncio ao que se assistiu no final do espectáculo – discussões. Onde acaba a fronteira do teatro de marionetas e formas animadas?

Teatro de objectos, malabarismo, dança, performance, magia, vídeo são algumas das componentes de um espectáculo que se debruça sobre uma questão fulcral da nossa sociedade – comunicação. Ou melhor, a falta dela.

O espectáculo começa com duas cadeiras vazias em palco. E uma banda sonora envolvente de uma sonoridade industrial, presente ao longo de todo o espectáculo e que se vai tornando mais e mais forte, chegando aos limites do insuportável.

Os intérpretes vão, isoladamente, alternando as suas intervenções, vivendo as suas próprias histórias, entre virtuosos malabarismos (com um livro e uma bola, uma caneta, um bloco e uma bola, um telefone e uma bola, caixas de cartão) e interacção com o vídeo (um dos momentos mais bonitos acontece quando o actor em palco se relaciona com a actriz de um filme mudo). Aliás o vídeo é uma das componentes mais presentes no espectáculo. O palco vai-se desmultiplicando em ecrãs ora mais próximos ora mais afastados do espectador, criando dificuldades, novas leituras e dramaturgias à projecção.

No final, os dois intérpretes sentam-se e abrem uma carta (a mesma que um deles terá dado à actriz do filme mudo e que esta deixou cair) e colocam-na sobre a mesa. Muito devagar, a carta vai-se fechando sem que nenhum deles lhe toque, fechando-se assim qualquer possibilidade de comunicação.

“Keskusteluja | Discussions” é um espectáculo rigoroso, que integrado num Festival como este nos questiona sobre as fronteiras e os limites da arte das marionetas e das formas animadas.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This