La Ragazza del Mondo

“LA RAGAZZA DEL MONDO”

Dois mundos regidos por regras diferentes que só um amor proibido pode quebrar.

Giulia é uma rapariga que vive num mundo equilibrado, rigoroso e regido pela sua religião Jeová, no qual os textos sagrados e a união com todos aqueles que seguem a mesma crença são o mais importante. Contudo, o seu mundo, ao contrário do que ela pensava, não é feito de fadas e nem todos têm direito a fazer parte dele.

Por outro lado, existe o mundo de Libero, que vive num mundo de todos os que cometem erros, de todos os que roubam, daqueles que mentem, daqueles que fazem tudo sem pensar nas consequências e, logo depois, fazem tudo para conseguir uma nova oportunidade. No entanto, é também um mundo daqueles que são livres para amar incondicionalmente.

La Ragazza del Mondo (A rapariga do Mundo), realizado por Marco Danieli em 2016, é um filme que conta a participação de atores como Sara Serraiocco, Michele Riondino, Marco Leonardi, Stefania Montorsi e Pippo Delbono, e que vem mostrar a história de vida de uma adolescente que segue uma religião rigorosa e que, ao apaixonar-se, descobre outro mundo para além daquele que ela conhece.

Neste filme,  Danieli salienta claramente como a vida de Giulia (Sara Serraiocco) está condicionada pelas testemunhas Jeová, uma vez que a jovem adora matemática e é uma excelente aluna, que quer continuar os seus estudos na faculdade, mas a sua família não aceita a sua decisão, porque irá ter menos tempo para prestar atenção à comunidade Jeová. No fundo, não há uma liberdade própria e, claramente, a felicidade começa a ser posta à prova, pois não pode relacionar-se com pessoas que não pratiquem a mesma crença que ela.

La Ragazza del Mondo

La Ragazza del Mondo

Com isto, assiste-se à mudança drástica na vida de Giulia, quando conhece Libero (Michele Riondino), pois este é um jovem sem regras, que faz o aquilo que lhe apetece, sem prestar qualquer tipo de justificações a ninguém, sem se preocupar o que os outros vão pensar dele, o que faz com que seja visto como aquele que tem total liberdade.

Uma história de amor que, representada de uma forma natural, vai crescendo lentamente até que foge ao controlo de Giulia, pois vai afastá-la da família e da comunidade, uma vez que, a partir do momento em que é descoberto o seu relacionamento com um jovem que não faz parte da sua crença, vai ser castigada e negada por todos, incluindo a sua família.

La Ragazza del Mondo

La Ragazza del Mondo

Longe de ser um amor perfeito, La Ragazza del Mondo acaba por ter um final de que já se está à espera. No entanto, foi frisado como, graças ao seu amor por Libero, Giulia acaba por se mostrar muito mais feliz e ter um notável crescimento interior, e como passou a seguir o seu próprio caminho no seu mundo.

Ao filme no qual se pode assistir a uma luta pela liberdade humana, ao desejo de descobrir e pensar por si mesmo, ao poder de cometer erros e perceber que se errou e ser diferente do que aquilo que se era antes, foi dado, por Rita Blanco, João Braz e Cláudia Varejão, na 10ª Festa do Cinema Italiano, uma menção honrosa.

 

 



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This